Últimas notícias

Gravação revela Lena Guimarães negociando pesquisa eleitoral; pagamento seria feito pela Secom

Na conversa os homens tentam se justificar por suposto vazamento de pesquisa

lena_guimaraes_sec_com_400x300_grande_20100122_125310Um áudio publicado no Blog do jornalista Luiz Tôrres revela uma conversa da secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães, e dois homens supostamente donos ou representantes de um instituto de pesquisa. A secretária estaria encomendando uma pesquisa que beneficiasse o governador José Maranhão (PMDB). O mais grave é que o pagamento seria feito pela Secretaria de Comunicação, ou seja, com o dinheiro público.

Na conversa, gravada provavelmente em ambiente comum à secretária, os homens tentam se justificar por suposto vazamento de pesquisa. Lena Guimarães faz cobranças e diz coisas como “todo mundo paga né, mas eu pago mais pra vocês contratarem o melhor que tiver. Mas entregue isso pra mim na sexta”.Entre outras coisas, a secretária também diz “...é mas o gabinete pagou, mesmo a pesquisa vazando”.O diálogo em áudio de pouco mais de seis minutos que o blog teve acesso não diz claramente qual instituto e de que pesquisas Lena e os dois homens estão falando. O conteúdo, no entanto, é intrigante. No geral, dá a impressão que os homens estão tentando explicar que a pesquisa vazou com números errados.

“A confusão todinha é que ele apresentou dando quase um empate técnico entre Ricardo e Maranhão. Mas tudo bem, eu não quero usar esse pretexto porque sou amigo de Paulo”, diz um dos homens ao final da conversa.

O teor do diálogo é tão significativo que um dos homens chega a falar na necessidade de manter a credibilidade do instituto que representam. “...checaram os relatórios, fizeram a conferência, pegaram os relatórios, checaram. Então a pesquisa foi totalmente checada. Outra coisa secretário, o resultado da pesquisa foi extremamente favorável ao governador Maranhão. Eu conversei com ele”, diz um dos homens no início da gravação.

Em determinando momento eles falam do O Norte. Em outro, em Anderson da Signo, principal agência de Comunicação do Governo Maranhão III.

“Agora pra senhora ver o nosso ímpeto compromisso de atender ao pedido do governador, mesmo a pesquisa não sendo a que apresentada. Nós exigimos (interrompido)...”

Este ano, já foram divulgadas pesquisas eleitorais. Duas delas pelo Sistema Correio da Paraíba: uma pelo Instituto Consult, de propriedade de Paulo de Tarso, e outra pelo Vox Populi. Ambas dão vantagem ao governador José Maranhão.

O Diários Associados chegou a registrar uma pesquisa, mas não publicou.

O diálogo registrado no áudio não permite que a história seja contada com começo, meio e fim. Mas, em razão da clareza das falas, exige uma explicação da secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães.DA REDAÇÃO WAGNER ASSUNÇÃO

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!