Últimas notícias

Terremoto ainge o norte do México e a Califórnia nos EUA


Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter, com epicentro na região de Tijuana, no México, atingiu o Estado mexicano da Baixa Califórnia e foi sentido em cidades dos Estados Unidos próximas à fronteira entre os dois países, neste domingo (4). O governo da Baixa Califórnia decretou estado de emergência em Mexicali, cidade mais afetada pelo tremor.
O diretor da Defesa Civil do Estado mexicano, Alfredo Escobedo, informou que duas pessoas morreram em Mexicali. Uma das vítimas foi soterrada na queda de um edifício e a outra, atropelada ao sair correndo para rua com medo de sua casa desabar. O oficial também afirmou que outras cem pessoas ficaram feridas na cidade, mas não detalhou a gravidade do estado das vítimas. Embora o tremor tenha sido sentido nos Estados americanos da Califórnia e do Arizona, não há notícias de feridos nessas regiões.
Inicialmente, o USGS (Serviço Geológico dos EUA) divulgou que a intensidade do tremor era de 6,9 graus na escala Richter, mas a magnitude foi recalculada minutos mais tarde. Nenhum alerta de tsunami foi emitido, segundo o Centro de Alerta de Tsunami dos EUA.
O tremor ocorreu às 14h40 locais (18h40 em Brasília) e o epicentro foi registrado 175 km a sudeste da cidade de Tijuana.
Segundo a agência de notícias Reuters, houve registros de pessoas presas em elevadores, apagões e paredes caídas na cidade de Mexicali, capital do Estado da Baixa Califórnia.

VEJA TAMBÉM
Número de feridos pelo terremoto no México passa de 200
Terremoto de magnitude 5,9 atinge costa norte das Filipinas

Em San Diego e Los Angeles, nos EUA, não há registros de grandes danos. Segundo a imprensa local, o tremor fez balançar edifícios nas duas cidades californianas e até em Phoenix, no vizinho Estado do Arizona. De acordo com sismólogos ouvidos pelo jornal Los Angeles Times, o terremoto deste domingo foi o mais forte em quase duas décadas na região. Cerca de 20 milhões de moradores dos dois lados da fronteira podem ter sentido o tremor.

Cerca de 35 minutos após o primeiro abalo, outro tremor, com epicentro na cidade de Imperial, nos Estados Unidos, a poucos quilômetros da fronteira mexicana, assustou os moradores da região. O segundo terremoto teve intensidade de 5,4 graus na escala Richter.

Outros cinco tremores mais leve atingiram a região em seguida, dos dois lados da fronteira, em menos de uma hora depois do terremoto de 7,2 graus.



Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!