Últimas notícias

68 presos irão votar; sessões ficarão no Róger e Mangabeira



Escolhido entre os 26 Estados do país para lançar o projeto, a Paraíba contará este ano com 68 pessoas que vão votar nos presídios. Nessas eleições, vão funcionar como sessões a Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega (Róger) e o Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, em Mangabeira. Ambos estão localizados na capital.

Segundo a chefe da 70ª Zona Eleitoral, Alice Mesquita Coelho, apenas alguns presos serão eleitores. “São apenas aqueles que ainda não possuem sentença e estão aguardando julgamento”, afirmou.

O alistamento eleitoral nos presídios encerrou em 5 de maio. Na Paraíba, 34 detentas estão aptas a votar no “Júlia Maranhão”, onde vai funcionar a seção de nº 469, ligada à 70ª Zona Eleitoral.

Os 34 homens presos votam na Penitenciária do Róger (Seção de nº 247, ligada à 1ª Zona Eleitoral). “Nestas eleições, está sendo feito esse tipo de experiência só na capital. Nos próximos pleitos, é possível que se estenda a outras cidades do interior”, informa Alice Mesquita.

Ainda de acordo com a chefe de cartório, o pessoal que vai trabalhar nas seções 469 e 247, incluindo os mesários, serão os próprios agentes do sistema penitenciário. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também solicitou reforço policial por precaução.

“Mas a Polícia Militar só pode permanecer a uma distância de 100 metros da seção. O restante dos preparativos segue o padrão da Justiça Eleitoral”, esclarece.

Além dos detentos, vão às urnas nesses locais os servidores do sistema penitenciário, membros da OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, mesários e outros funcionários que estiverem, na ocasião, colaborando nos presídios com a Justiça Eleitoral.

DA REDAÇÃO ANA MARIA GOMES.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!