Últimas notícias

Chineses tentam conter mancha de petróleo com palitinhos

A precariedade dos meios materiais utilizados e a falta de dinheiro está desacelerando a retirada das 1.500 toneladas de petróleo no litoral de Dalian, nordeste da China.

A tripulação de alguns navios pesqueiros na região chegou a recolher o óleo usando palitos (como os utilizados como talheres por países asiáticos) ou com as próprias mãos, segundo o jornal oficial China Daily. Cerca de 800 navios trabalham na retirada do petróleo, entre eles 40 embarcações especializadas na recolha de petróleo, aos quais se acrescentou um contingente de 2.000 soldados do Exército de Libertação Popular (ELP).

As equipes utilizaram 23 toneladas de um óleo especial que dilui o petróleo cru, além de outros agentes que absorvem o material. Os trabalhadores, voluntários e bombeiros responsáveis por limpar o vazamento lutam, além disso, contra uma complicação: as rajadas de vento e chuva, que provocam a expansão da mancha.

O governo chinês mantém silêncio há dias sobre a extensão da mancha, embora os últimos dados oficiais indiquem que alcança os 430 quilômetros quadrados de superfície no mar Amarelo.

O vazamento, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (23), foi originado pelo uso inadequado de um catalisador para acelerar a entrada do petróleo nos oleodutos, que causou uma explosão.

POSTADA POR ANA MARIA GOMES.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!