Últimas notícias

João Pessoa é a capital do Nordeste com mais vítimas de bullying




Três em cada dez estudantes do 9° ano do ensino fundamental (antiga 8a série) já foram vítimas de bullying, em escolas públicas ou particulares localizadas em João Pessoa. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, divulgada este mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 32,2% dos estudantes pessoenses entrevistados disseram ter sofrido bullying na escola. A pesquisa aponta João Pessoa como a capital que lidera o ranking das vítimas de bullying, no Nordeste. Em todo o País, o município ocupa o 6o lugar, atrás do Distrito Federal (com 35,6% de vítimas), Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre.

Na avaliação do promotor de Justiça da Infância e Juventude Alley Escorel, a situação poderia ser ainda pior. “Se já não tivesse ocorrido durante esses dois últimos anos um trabalho forte e preventivo de conscientização e sensibilização de pais, alunos, gestores da área educacional sobre o bullying, a situação estaria muito pior. João Pessoa também é a primeira Capital do País que tem uma legislação de combate e enfrentamento ao bullying. Saímos na frente com a legislação e o Ministério Público tem feito um trabalho de fiscalização constante para garantir o cumprimento da lei e do termo de ajustamento de conduta celebrado com as escolas”, disse.

Para combater o bullying no ambiente escolar, a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) com as secretarias de educação da Paraíba e de João Pessoa e com os proprietários das escolas particulares. O TAC estabelece que as escolas devem atender às determinações da lei estadual e municipal “antibullying” e adequar seus regimentos para desenvolver a cultura de paz e combater a esse tipo de violência. As unidades de ensino também devem desenvolver campanhas preventivas sobre o bullying.

Além do TAC, o MPPB tem promovido palestras sobre o assunto. Entre setembro e dezembro de 2009, técnicos da promotoria de Justiça da Infância e Juventude e promotores de Justiça visitaram 12 escolas (dez particulares e duas municipais), na Capital, para divulgar as “leis antibullying” em vigor e para esclarecer pais, funcionários e educadores sobre o bullying.

O que é bullying?

O bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente dentro de uma relação desigual de poder, de forma a intimidar a vítima. Essas ações são adotadas por um ou mais alunos contra outro ou outros estudantes, causando dor, angústia e sofrimento.
DA REDAÇÃO A JORNALISTA ANA MARIA GOMES.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!