Últimas notícias

Acampamento Esperança realiza sonho de ver mineiros na superfície

Aconteceu na madrugada desta quarta-feira (13), quando a cápsula “Fênix” alcançou o fundo da mina onde 32 chilenos e um boliviano estavam presos havia 69 dias – a quase 700 metros de profundidade. A chegada do objeto significava que a liberdade estava próxima. Mais precisamente, a cerca de 13 a 15 minutos de subida num elevador – depois de se cantar o hino nacional chileno, claro.

Quando a mídia do mundo todo posicionava suas câmeras para o centro da mina, saía o primeiro homem da terra. E, no acampamento Esperança, montado em agosto, quando ocorreu o deslizamento que deixou os homens presos, tudo e todos eram só festa.


Florencio Ávalos, de 31 anos, subiu aparentando boa saúde. Abraçou a mulher e os filhos. O pai, que estava assistindo o resgate de uma barraca no acampamento, recebeu de ultima hora uma autorização para subir e encontrar o filho na saída da terra. O motivo mais provável é que, após ter brigado com o pai, Florencio mudou de idéia e o deixou estar presente na sua libertação
Madrugada adentro, os outros homens foram saindo. O segundo, Mario Sepúlveda, muito bem humorado, levou uma sacola com pedregulhos de presente e fez piadas na chegada. Com o frio e as horas, as barracas encheram. Às 5h30, o acampamento estava escuro, mas não vazio - nem silencioso. A cada hora, a cada mineiro que subia, era 'Chi Chi Chi, le le le'.

POSTADA POR ANA MARIA GOMES TIRADO DA G1

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!