Últimas notícias

SARAMPO ATINGE PESSOAS DA CAPITAL E CIDADES VIZINHAS

O Ministério da Saúde recomenda a realização imediata de vacinação de todas as crianças de seis meses a 5 anos contra o sarampo em João Pessoa, capital da Paraíba, e municípios da região metropolitana, independentemente de já ter sido vacinada ou não contra a doença. A recomendação também prevê, ao mesmo tempo, a imunização de pessoas de 6 a 49 anos, mas somente daqueles que não tomaram a vacina tríplice viral anteriormente. Para reforçar a ação, está prevista ainda uma grande mobilização no próximo sábado, dia 9 de Outubro, o “Dia D” da vacinação contra o sarampo na região. Como reforço na preparação da estratégia, o Ministério da Saúde enviou às Secretarias de Saúde do Estado da Paraíba e do Município de João Pessoa equipe técnica, 150 mil doses da vacina tríplice viral, 100 mil agulhas e 100 mil seringas. Outras 100 mil doses serão enviadas esta semana.

Você sabe o que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.

Quais os sintomas?

Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura entre oito e 13 dias. Depois começam a aparecer os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro.

Como se transmite?

A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.

Como tratar?

Não existe tratamento específico para o sarampo, apenas para os sintomas.

Como se prevenir?

A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade

Postada e adptada por Ana Maria Gomes.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!