Últimas notícias

Chuvas provocam cheias nos rios Taperoá e Paraíba


O final de semana foi de chuvas em toda a Paraíba, como vinha alertando a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Na região do Cariri, os índices pluviométricos provocaram cheias nos rios Taperoá e Paraíba e, consequentemente, aumento no volume d'água no Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que já recebeu mais de 7 milhões de metros cúbicos d'água (aumento de 20 centímetros na lâmina d'água).

Açude Epitácio Pessoa já recebeu mais de 7 milhões de metros cúbicos d'água, um aumento de 20 centímetros na lâmina Foto: Xico Morais/DB/D.A Press A expectativa é que hoje pela manhã o reservatório, que abastece Campina Grande e mais 15 municípios do Compartimento da Borborema, chegue a uma recarga superior a 8,5 milhões de metros cúbicos, com um aumento de 24 cm na régua de medição. A leitura será feita às 7h por Everaldo Jacobino de Moura, responsável pelo posto do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), que administra o manancial no município.

Além das cidades cujos riachos desaguam nos rios Taperoá e Paraíba, a Aesa registrou chuvas em municípios de outras regiões. Os açudes de várias cidades receberam água; inclusive, alguns transbordaram, especialmente os de pequeno e médio porte.

Em Campina Grande não foi diferente, mas apesar de uma madrugada chuvosa, ontem, a Defesa Civil da cidade não registrou nenhuma ocorrência e não recebeu nenhum pedido de socorro, nas cerca de 20 áreas de risco locais. Apesar da "tranquilidade" dos moradores, a chuva levou o lixo aos canais. Em muitas ruas, era ele quem tomava conta, como no caso da rua Severino Verônica, no bairro da Rosa Mística.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!