Últimas notícias

ESCOLAS DA PARAÍBA SÃO ALVOS DE TRAFICANTES


Portal Correio recebeu denúncias de que as escolas paraibanas estão sendo invadidas pelo tráfico de drogas.

Uma dona de casa, que não quis se identificar, denunciou nesta sexta-feira (08) que na Escola Estadual Almirante Tamandaré, localizada no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa, estudantes se drogam e promovem terror entre as crianças.

"Todos os dias, minha filha chega assustada e reclamando de outros alunos que fumam maconha dentro do colégio e promovem uma baderna. Inclusive, não deixam os professores entrarem em sala de aula." declarou.

Diante do massacre carioca, a mulher relatou que está desesperada: "Não deixei minha filha ir à escola hoje. Estou com muito medo."

A escola estadual Almirante Tamandaré possui 270 alunos e funciona das 07h30 da manhã às 16h30.

Procurada pela a diretora do colégio, Francisca de Araújo, diz que desconhece os fatos.

"Temos alunos que agem com rebeldia, mas tudo não passa de indisciplina."

Questionada sobre a problemática dos entorpecentes dentro da instituição de ensino, ela foi emblemática: "Existe indisciplina, drogas não." Mas entra em contradição: "A droga existe em qualquer lugar do mundo. O medo sempre existe."

O coordenador estadual do programa de resistência às drogas e à violência, Major Onivan Elias de Oliveira, responsável pelo patrulhamento escolar, confirma que a questão das drogas é fato na Paraíba.

"Nós já fizemos várias apreensões nas chamadas áreas de interesse escolar em todo estado. São alunos portando armas e drogas dentro e fora das unidades de ensino. Mas estamos trabalhando para combater esse mal."

Ao final, Major Onivan lamenta: "Infelizmente, na década de 80, a escola era um ambiente de aprendizado e de fazer novas amizades. Hoje, a escola tansformou-se num ambiente de polícia."

O secretário de educação da Paraíba, Afonso Celso Scocuglia, afirmou que não tinha informações sobre o que estaria acontecendo na escola.

"Mas providências serão tomadas." declarou.

Sobre a violência nas instituições de ensino do Estado, ele falou que é o primeiro caso que ele se depara desde que assumiu o cargo, em janeiro deste ano. "Aluno é pra estudar. Isso não pode acontecer de forma alguma." disse o secretário.

Para a promotora da educação, Fabiana Lobo, esse caso não acontece apenas nessa escola.

"Esse não é um fato isolado. Recebemos várias denúncias sobre a violência nas escolas de toda Paraíba. A recomendação do Ministério Público é que a direção e o conselho deliberativo apliquem o regulamento escolar, incluindo, em último caso, transferir esses estudantes."

A promotora ainda informou que vai solicitar uma audiência com a diretoria da Escola Almirante Tamandaré para esclarecer os fatos. E adiantou que está marcada uma reunião com as secretarias de educação da Paraíba e de João Pessoa para a próxima segunda-feira (11). "Vamos debater a segurança dentro das escolas da capital. Com certeza, esse assunto também estará na pauta." finalizou.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!