Últimas notícias

Sobe para nove o número de mortos infectados por superbactéria em AL


Um bebê de pouco mais de um mês de vida é o nono paciente infectado com uma superbactéria que morreu no Hospital Universitário de Maceió, desde janeiro. O óbito da criança, segundo a assessoria de imprensa da instituição, ocorreu na manhã desta sexta-feira (15).

O bebê, que nasceu com apenas seis meses de gestação e pouco mais de 1 kg, tinha problemas no rim e no fígado, segundo o hospital. Segundo a instituição, além deste bebê, cinco adultos e três recém-nascidos já morreram infectados pela superbactéria.

A UTI neonatal e a maternidade do Hospital Universitário de Maceió, fechadas após a confirmação da morte de três recém-nascidos na instituição, permanecem interditadas até esta sexta-feira. Os setores devem permanecer fechados por tempo indeterminado, até que todos os procedimentos necessários para a desinfecção sejam realizados.

O Que São as Superbactérias Quais os Riscos?

Uma grande ameaça a saúde pública está ameaçando a nossa população denominada de ‘’superbactéria’’ a mesma é super resistente aos antibióticos mais fortes. Esse é um assunto que vem causando polêmica entre os cientistas e médicos. Segundo estudos essa bactéria traz consigo um gene que se chama NDM-1, devido a esse gene, é que essa bactéria se torna tão resistente.Elas são resistentes até aos ‘’carbapenem’’ o qual faz parte de um grupo de antibióticos que são utilizados em último caso de emergência, ou seja, os casos que não são resolvidos com esse tipo de antibiótico, não terão outra solução. Os cientistas acham que esse gene, o qual também é encontrado na bactéria E.coli (responsável pelas infecções urinarias) possa ser rapidamente modificada e transformada em outra bactéria, se isso ocorrer, algumas infecções perigosíssimas poderiam ser transmitidas para outras pessoas, que teriam poucas possibilidades de tratamento.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!