Últimas notícias

Mais um caso de superbactéria na Paraíba


Uma mulher de aproximadamente 67 anos morreu na noite do domingo (19) no Hospital Edson Ramalho infectada pela Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), a superbactéria. Esse é o segundo caso registrado nesse ano na Paraíba. O primeiro foi o do bebê de cinco meses que acabou morrendo no Hospital da Unimed no dia 7 de junho.

De acordo com o diretor técnico do hospital, coronel Agripino, a paciente estava internada há aproximadamente 20 dias. Outras cinco pessoas que tiveram contato com a mulher estão isoladas aguardando o resultado de um exame para verificar se elas foram contaminadas. “Hoje ou amanhã estaremos com o resultado dos exames”, ainda segundo o coronel os pacientes estão aparentemente bem.

O caso da mulher foi divulgado no último dia 9, depois que equipes do Ministério Público e do Conselho Regional de Medicina (CRM) faziam um inspeção no hospital Edson Ramalho. A área em que a paciente ficou internada passará por um desinfecção para só depois ser liberada para os demais pacientes da unidade hospitalar. A gerente de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz, disse que o hospital ainda não comunicou oficialmente o caso.

No ano passado foram notificados 34 casos da superbactéria com 25 mortes na Paraíba.

Bactéria

A KPC é um tipo de enzima que tem provocado resistência de algumas bactérias aos antibióticos mais usados. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A bactéria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de um objeto comum. A lavagem das mãos é uma das formas de impedir a disseminação da bactéria nos hospitais.

Morte de bebê

Uma criança de cinco meses morreu no hospital da Unimed em João Pessoa no último dia 7 com suspeitas da doença. A responsável pela Comissão de Combate à Infecção Hospitalar da Unimed, Helena Gemóglio, esclareceu que não houve infecção por KPC. Segundo ela, a bactéria estava na pele da criança e não no sangue, caracterizando apenas colonização.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!