Últimas notícias

Deputado Federal reúne políticos de todo o país em J. Pessoa para debater sobre resíduos


Manoel Junior Deputado Federal pelo PMDB e presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, indicou a Paraíba para sediar o último Seminário Regional Preparatório para a Conferência das Cidades. O encontro reunirá senadores, parlamentares estaduais e federais, prefeitos, vereadores, técnicos e estudiosos da área de resíduos sólidos em João Pessoa, na próxima sexta-feira, 21, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP).
O evento em João Pessoa encerra o ciclo dos seminários preparatórios para a Conferência das Cidades, idealizados pelo deputado Manoel Junior e que foram realizados em todas as Regiões brasileiras. “Queremos agora mobilizar toda a região Nordeste para a importância da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas ao mesmo tempo sensibilizar o Governo Federal e o Congresso para a realidade dos Municípios, e no que depender de mim, não vai ser mais uma política feita em Brasília e por quem não conhece a realidade do País”, enfatizou o peemedebista.
Por sugestão do Deputado Manoel Junior, a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) será o tema central da XII Conferência das Cidades, programada para acontecer em Brasília durante os dias 29 e 30 de novembro.
A Lei que regulamentou a nova PNRS entrou em vigor o ano passado e entre outros pontos, obriga os municípios brasileiros a apresentem até 2012 seus planos de manejo de resíduos sólidos, sob pena de ficarem impedidas de receber recurso do Governo Federal para o setor.
No entanto, Manoel Junior alerta que apenas 300 dos 5.563 municípios brasileiros estão com os seus planos de manejo de resíduos sólidos em estágio avançado, o que significa dizer, que mais de cinco mil municípios poderão ficar sem verbas para eliminar seus lixões. Mesmo assim, o governo pretende extinguir todos os lixões e implantar o sistema de coleta seletiva em 100% do território nacional até 2014.
Embasado em pesquisas realizadas recentemente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Manoel Junior alerta que os municípios brasileiros necessitam de aproximadamente R$ 52 bilhões para transformar seus lixões em aterros sanitários e como a Lei não define a fonte de financiamento, não se tem idéia de onde sairá esse dinheiro.
Durante as palestras e apresentações do Seminário que será realizado em João Pessoa o público vai poder conhecer um pouco mais do panorama dos Resíduos Sólidos na Região Nordeste.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!