Últimas notícias

Dia de finados no Conde

A tradicional festa dos mortos acontece todos os anos no dia 02 de Novembro. Parentes e amigos vão todos os anos enfeitar e acender velas em túmulos nos cemitérios.

Na cidade de Conde não é diferente além das flores, grinaldas e velas, é celebrada duas missas que antes era na própria capela do cemitério Nossa Senhora da Conceição esteve ano e no ano passado foram na Matriz. Listas com nomes dos falecido é sempre muito grande. Diante dos túmulos pessoas fizeram suas orações, alguns até choraram a perda do seu ente-querido, outros riam e festejavam, muito até aproveitavam para um bom papo.

O local até o final desta matéria estava todo iluminado, o cheiro de velas eram fortes que até sufocava. Essa ocasião é muito especial para os católicos, que acreditam que a vela é um símbolo da vida, vida em Jesus.

Vendedores ambulantes aproveitaram a ocasião para comercializar velas, flores, grinaldas até lanche. Encontramos vendendo velas foi o Vavá é sua esposa, quem estava comercializando suas belas grinaldas foi à empresária Arlinda Alves, aproveitei e comprei uma. Tinha grinaldas até de trinta reais, o que estava barato eram as velas que custam de um real á um real e cinqüenta centavos.

Percebi que no ano passado a cidade ficou lotada, não tinha como andar dentro do cemitério, as ruas principais que dão acesso ao principal cemitério, ficou lotada. Este ano nem parecia finados tava tudo tão tranqüilo, poucas pessoas durante o dia, a noite é que foram chegando mais, mesmo assim o efetivo foi pouquíssimo, porque será?

Segundo um fervoroso católico seu Paulo a fé esta caindo. Mais a maioria dos túmulos estavam enfeitados.

Este ano a rua principal do cemitério estava interditada para os veículos passarem. Guardas municipais estavam em prontidão, quem estava em frente ao cemitério para qualquer imprevisto era uma viatura da PM. Não ouve tumulto.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!