Últimas notícias

Fábrica de cimento invade terra de Indio em Alhandra


Trabalhadores sem terras e índios invadiram no inicio desta semana uma área onde está sendo planejada uma fábrica de cimento na cidade de Alhandra.

Eles desocuparam o terreno no dia seguinte , mas incendiaram plantações de canas de açúcar. Existe o temor de que o grupo possa voltar a se instalar na área.

"Os índios e sem terras invadiram a área para tentar impedir a construção da fábrica. Eles dizem que a fabricação de cimento descaracteriza a região, eminentemente rural".

O deputado estadual Branco Mendes, defensor da instalação da fábrica, disse que o empreendimento tem potencial para gerar 800 empregos direitos.

O deputado Frei Anastácio disse no plenário da Assembléia Legislativa, que não comandou a ocupação dos índios que estão no assentamento João Gomes, na grande Mucatu, em Alhandra, desde ontem, como disse o deputado estadual Branco Mendes.

“Os índios estão com esse movimento, por iniciativa deles. É uma luta nacional na qual os índios estão realizando pela terra que um dia foi deles”, disse Frei Anastácio.


Frei Anastácio disse que tem dado apoio aos trabalhadores de Mucatu que lutam pela terra, mas não sabia da ocupação que os índios fizeram.

“A partir de agora, eu irei até a área para saber como está a situação no local e vou está dando apoio aos índios também”, disse Frei Anastácio.


A área onde os índios estão está sendo comprada por um grupo que quer instalar uma fábrica de cimento, dentro do assentamento João Gomes, com apoio da Prefeitura de Alhandra.


Segundo Frei Anastácio, na área para onde a fábrica está sendo anunciada vivem e trabalham 1.500 famílias que tiram o seu sustento e comercializam a produção.

“No entanto, estas famílias encontram-se ameaçadas de perderem a área de plantação para a instalação de uma fábrica de cimento.

Ou seja, o Poder Municipal está destinando aquela propriedade de assentamento da reforma agrária para uma empresa privada explorar o solo para a produção de cimento”, disse Frei Anastácio.


"É bom lembrar que existe projeto de implantação de outras fabricas de cimento nos assentamentos do litoral sul”, disse o deputado, destacando que é importante ressaltar que não é contra a instalação de equipamentos que gerem empregos e desenvolvimento. Ele argumenta que defende a implantação das fábricas em outra área.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!