Últimas notícias

As fortes chuvas de Minas Gerais


O número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais subiu para 19, segundo o boletim divulgado nesta segunda-feira (19) pela Defesa Civil do Estado.

Ainda de acordo com o órgão, 21.480 pessoas foram afetadas pelas chuvas e 459 estão desalojadas.

Desde o início da temporada de chuvas em Minas, em outubro, 58 cidades foram atingidas por vendavais, deslizamentos e enchentes. A Defesa Civil Estadual já registrou 21.480 pessoas afetadas, 459 desalojados, 30 desabrigados e quatro feridos.

Duas pessoas já morreram em Minas Gerais. Admardo Pereira, de 43 anos, foi atingido por uma árvore enquanto andava de moto no município de Reduto. A segunda vítima, Poliane Alves de Oliveira, de 23 anos, foi arrastada por um córrego em novembro. Seu corpo foi encontrado na terça-feira (13).

De acordo com a Defesa Civil, já choveu em dezembro 34% a mais do que o esperado para todo o mês. Foram 430 milímetros de precipitação. A previsão para hoje é de muita chuva na região noroeste de Minas Gerais.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva registrada até agora em Belo Horizonte chegou a 516 mm, superando os 320mm esperados para o mês de dezembro, o que excede em 61% a média climatológica nestes 18 dias do mês de dezembro.
Choveu 115 mm ou 35% da média histórica de dezembro.

De acordo com os meteorologistas, desde novembro já choveu aproximadamente 800mm na Capital de Minas Gerais, quase uma vez e meia a média bimestral.

Já em Florestak, choveu 260mm, o que corresponde a mais de 85% da média do mês de dezembro. No sábado (17), também choveu forte em João Pinheiro, no noroeste do Estado, com acumulado de 150 mm ou pouco mais de 70% da média mensal. Neste domingo (18), o acumulado chegou a 100mm em Dores do Indaiá, no sudoeste do Estado (35% da média histórica da cidade).

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!