Últimas notícias

Alerta na Paraíba esta confirmada o 1º caso de Gripe A e mais 100 pessoas estão com suspeitas da doença

Saúde em alerta: secretaria confirma 1º caso de Gripe A na PB; 100 pessoas estão com suspeitas da doença

A Paraíba tem seu primeiro caso do ano de gripe A confirmado, este ano. O paraibano infectado pelo vírus influenza A-H1N1 de linhagem suína é um homem de 52 anos, que mora em Guarabira. A confirmação foi dada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde foi realizado o exame com amostra de secreção do paciente.
Por causa do registro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforçou o alerta e enviou medicação suficiente para o tratamento de aproximadamente 100 pessoas na cidade.
“Não há motivo para pânico, mas isso mostra que o vírus está circulando, então temos que reforçar o alerta para que as pessoas tenham mais cuidado e tomem as medidas básicas de prevenção”, afirmou a gerente de vigilância à saúde da SES, Júlia Vaz. Ela informou que Guarabira já reforçou o trabalho preventivo e que o paciente teve alta e passa bem.
De acordo com a SES, o paciente com suspeita foi atendido no último dia 8, no Complexo Hospitalar Clementino Fraga e que ele não era vacinado contra a Influenza. Segundo nota divulgada pela secretaria, “de imediato foi realizado coleta de amostra de secreção e enviado ao Instituto Evandro Chagas no Pará para confirmação ou descarte do caso”. A secretaria informou que também investigou e acompanhou as pessoas que tiveram contato com o paciente infectado.       
Com a primeira confirmação da doença, a SES considera necessária a intensificação de ações de prevenção, vigilância e monitoramento das doenças respiratórias agudas. A secretaria recomendou que os profissionais de saúde iniciem o tratamento o mais rápido possível diante dos casos e prescrevam o medicação Tamiflu.
“O Estado já emitiu nota técnica para os serviços de saúde para reforçar a vigilância e disponibilizamos mais Tamiflu para Guarabira para se tiver outros sintomados. Isso é importante porque a pessoa tem que ser medicada o mais rápido possível”, afirmou Júlia Vaz.
Ela explicou que a campanha de vacinação, programada para iniciar no dia 5 de maio, não será antecipada e que o antiviral é indicado tanto para a gripe comum como para o H1N1. No início do ano, um caso suspeito de Gripe A foi investigado no Sertão do Estado, mas foi descartado. De acordo com dados da gestão anterior da SES, a Paraíba teve outros 28 casos confirmados com quatro óbitos. Das mortes, três foram em 2010 e uma no ano passado.
Recomendações:
 Lavar as mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições, após tossir ou espirrar.
 Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável.
 Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
 Não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!