Últimas notícias

João Pessoa sedia Fórum Latino-Americano de TV digital

João Pessoa sedia Fórum Latino-Americano de TV digital

Evento acontece na quinta e na sexta-feira (8 e 9) na Estação Cabo Branco.
Inscrições podem ser feitas até o dia da abertura do Fórum.


Fórum vai discutir a utilização do padrão brasileiro
de TV digital aberta (Foto: Divulgação)
O Fórum Latino-Americano de TV Digital, que terá como tema a apresentação de inovações em aplicações interativas para a TV digital e o debate sobre experiências de utilização do padrão brasileiro de TV digital aberta, acontecerá nesta quinta e sexta-feira (8 e 9) em João Pessoa. Organizado pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB) junto com a TV UFPB, o fórum acontecerá na Estação Cabo Branco, localizada no bairro do Altiplano.

As inscrições terminaram desde o dia 5 de março, mas como a procura continuou forte, a organização resolveu abrir novas vagas, que poderão ser preenchidas por qualquer pessoa na abertura do evento, no dia 8.

Foram confirmadas as presenças de 30 representantes de órgãos de governo e universidade de países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Chile. Mesas redondas e exposições de vídeos farão parte da programação. Um exemplo será o debate entre brasileiros e sul-americanos sobre o software brasileiro denominado “middleware Ginga”, que permite a interatividade na TV digital, ampliando assim, a participação do cliente na programação.
O coordenador de mídias digitais da Rede Paraíba de Comunicação, Ricardo Oliveira, será participante do Fórum e confirmou sua presença na mesa-redonda sobre possibilidades para o telespectador. Ele comentou que um dos assuntos debatidos será o desenvolvimento de aplicações de interatividade, mostrando um pouco destas e como elas funcionam. “Debaterei com a academia, o público e o mercado, quais as possibilidades e também dificuldades de transformar a interação em algo real. É um desafio enorme, que envolve planejamento, treinamento e custos altos. A mesa-redonda vai ser útil pra debater sobre tudo isso ”, concluiu Ricardo.

Durante o Fórum, outro evento paralelo estará acontecendo na Estação Cabo Branco. Será a Exposição Latino-Americana de Conteúdos Interativos para TV Digital. Por ter como ideal não ser uma exposição apenas para mostrar, mas também para conhecer, a organização decidiu deixar a mostra aberta ao público. Um aplicativo denominado Libras na TV, que faz uma representação do conteúdo do áudio para deficientes auditivos através de um dicionário de sinais, é um dos destaques da mostra.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!