Últimas notícias

Festa de Corpus Christi em Conde ano de 2012

A tradicional Procissão de Corpus Christi este ano atraiu milhares de fieis na cidade de Conde na Paraíba.  

Pelas ruas principais da cidade uma multidão seguia os guardiãs  da sagrada eucaristia ao som das canções religiosas da igreja sem parar e sem sentir cansaço, idosos, crianças  e vários jovens e adultos seguiam pelas ruas General Perouse, descendo pela Manoel Alves até o final em frente a Panificadora Santo Antonio, voltando pela rua de trás até voltar novamente pela mesma rua ( a Manoel Alves) passando novamente pela Policlínica, seguindo pela Praça até a rua Nossa Senhora da Conceição até a Matriz onde foi celebrada antes da procissão uma missa em ação de graças ao Santíssimo Sacramento no Altar adoração e louvor celebrados pelo padre Eliezer. 
Muitos aplausos e emoção marcaram o final da procissão. 
   
Você sabe o que é a eucaristia?
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.
Na véspera da Sexta-Feira Santa, a morte na cruz impede uma festa solene e digna de gratidão e doutrinação. Porque a Última Ceia está no Novo Testamento, os evangélicos lhe têm grande consideração, mas com interpretação diferente.
  A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula "Transiturus" de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, as quais exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Juliana nasceu em Liège em 1192 e participava da paróquia Saint Martin. Com 14 anos, em 1206, entrou para o convento das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de Liège. Com 17 anos, em 1209, começou a ter 'visões', exigindo da Igreja uma festa anual para agradecer o sacramento da Eucaristia. Com 38 anos, em 1230, confidenciou esse segredo ao arcediago de Liège, que 31 anos depois, por três anos, se tornaria o Papa Urbano IV (1261-1264), tornando mundial a Festa de Corpus Christi, pouco antes de morrer. 
Matéria de Ana e fotos de Jhoanderson

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!