Últimas notícias

Bebê morre em hospital da PB e família denuncia falta de leitos de UTI

Um bebê de apenas 45 dias, com problemas cardíacos, morreu no final da tarde desta quarta-feira (24) em João Pessoa, no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity, mais conhecido como Trauminha de Mangabeira. Ele deu entrada ainda de manhã, em estado grave, mas segundo a família a culpa pela morte da criança foi a falta de leitos em unidades de terapia intensiva pediátricas na cidade. Segundo a tia da criança, Danielle Araújo da Silva, vários hospitais foram procurados e em nenhum deles a criança foi atendida.
Ainda de acordo com Danielle, o sobrinho estava com falta de ar e foi atendido por volta das 7h30 (horário local) no Trauminha de Mangabeira. A equipe médica realizou uma pequena intervenção cirúrgica para implantar um marcapasso na criança, que em seguida foi entubada para receber oxigênio por meio de aparelhos.
Era preciso então que o bebê fosse internado em uma UTI pediátrica, mas não havia o leito disponível no Trauminha, levando a uma busca pela vaga em cinco outras unidades hospitalares: Hospital Infantil Arlinda Marques, Maternidade Frei Damião, Maternidade Cândida Vargas, Hospital Universitário e Hospital Santa Isabel, conforme relatou a tia do bebê.
Danielle disse só no final da tarde foi encontrada uma vaga no Hospital da Unimed, mas a criança morreu por volta das 16h55 antes de ser transferida. Ela informou também que a família só foi avisada da morte da criança às 18h (horário local).
De acordo com Raiana Mota, responsável pelo plantão administrativo na noite desta quarta-feira (24) no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity, o bebê atendido no hospital era prematuro e tinha histórico de problemas cardíacos. A criança atendida era um bebê prematuro de 45 dias, cardiopata, que foi trazido pelo Samu. Durante o atendimento ele teve uma parada cardiorrespiratória e foi entubado. A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu uma vaga na UTI do Hospital da Unimed, mas infelizmente na hora da transferência ele não resistiu e veio a óbito, explicou a plantonista.
Raiana Mota confirmou que foram feitas diversas tentativas em outros hospitais e que a vaga não foi conseguida. Realmente foram feitas diversas tentativas em outros hospitais. Tendo em vista a negativa, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu a vaga na Unimed, mas infelizmente o bebê não resistiu, concluiu.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!