Últimas notícias

Moradores protestam contra aterramento do rio e com gritos de abaixo o Manaira Shoping

População diz temer inundação das casas com suposto aterramento

Moradores de uma comunidade do bairro São José estão neste momento na frente do Manaíra Shopping, localizado no bairro de Manaíra, em João Pessoa, protestando contra o suposto aterramento do Rio Jaguaribe, denunciado pelo deputado Anísio Maia (PT), no último dia 23 de janeiro.
Com baldes, latas e faixas, os moradores gritam palavras de ordem, a exemplo de “abaixo o shopping”, “abaixo Santiago [Roberto Santiago, dono do Shopping]” e a “comunidade veio primeiro que o shopping”. No protesto, os moradores do São José ratificaram temer que as casas do bairro sejam inundadas com o aterramento do Rio. Eles cobram que a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) paralise a obra.
Seguranças e funcionários do Shopping, como mostra a foto, formaram uma barricada na entrada principal para impedir a entrada dos manifestantes no Manaíra. A direção do estabelecimento comercial também acionou a Polícia Militar para fazer a segurança do local.
Entenda o caso
Esta discussão começou após a denúncia do deputado Anísio Maia, que afirmou que estava ocorrendo um crime ambiental na obra de ampliação do shopping. Segundo o parlamentar, o shopping center localizado vizinho à comunidade está aumentando sua extensão em três mil metros quadrados através de mais um aterro no Rio Jaguaribe, e os moradores é que serão os maiores prejudicados.
Após a denúncia, a Semam embargou temporariamente a obra, mas na semana passada liberou. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, após verificar documentação apresentada pelo Shopping ficou constatado que não há irregularidade e que a obra está sendo executada do modo que foi acordado com a Sudema. Edilton informou que após a denúncia do deputado e apelo de moradores do Bairro São José, a obra foi paralisada para verificar o que de fato estava acontecendo e como foi constatado que não há irregularidade na obra, ela foi liberada.
No último dia 31 de janeiro, a assessoria do Shopping Manaíra emitiu uma nota oficial sobre ao assunto, além de cópias de documentos que afirmam a legalidade da obra e do serviço de dragagem do rio.
Na nota, a empresa alega que “mesmo sob o forte massacre da sua imagem junto à opinião pública o Manaíra Shopping manteve-se em silêncio até o momento por entender que cabe à Prefeitura Municipal de João Pessoa, enquanto contratante da Parceria Público Privada e detentora da autorização ambiental para execução da dragagem do Rio, vir à publico atestar a regularidade da obra. Isto posto, com a entrevista do secretário municipal do Meio Ambiente concedida nessa terça-feira 29/01, à imprensa paraibana, na qual declara que a obra que o Manaíra Shopping estava realizando é absolutamente legal e amparada no contrato da PPP e na licença ambiental da Sudema, sentimo-nos à vontade para relatar os fatos”.
Sobre a dragagem, o shopping ressalta que o serviço é de responsabilidade da Prefeitura de João Pessoa, porém, “em outubro do ano passado a Prefeitura solicitou ao Manaíra Shopping a realização de uma Parceria Público Privada para a execução da citada obra que tem como objetivo evitar a inundação das casas ribeirinhas da comunidade São José”.
No final da nota, o Manaíra Shopping afirma ter respeito pelos paraibanos, à legislação vigente e à preservação do meio ambiente. Também lamenta “ter sido vítima de informações deturpadas quando estava apenas tentando contribuir para o bem da comunidade e mantém a confiança no restabelecimento da verdade”.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!