Últimas notícias

O papa Bento receberá após renúncia um Titulo de Papa emérito ou Pontífice

O papa Bento XVI, depois de tornar efetiva sua renúncia, na quinta-feira, será chamado de "Papa emérito" ou de "Pontífice romano emérito" e conserva o tratamento de "Sua Santidade", informou nesta terça-feira o Vaticano. Bento XVI, o primeiro Papa a renunciar em 700 anos, deixará na quinta-feira de helicóptero o Vaticano para se instalar provisoriamente em sua residência de verão de Castelgandolfo.
O Papa, depois da renúncia, vestirá a "clássica batina branca" papal, disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ele também seguirá usando os sapatos que ganhou de presente durante sua viagem ao México, "que são confortáveis e que ele gosta tanto", disse Lombardi.
A dois dias da oficialização da renúncia, o Vaticano revelou também que, a partir das 20h locais (16h de Brasília) - momento no qual já não será Papa -, Bento XVI deixará de usar o Anel do Pescador, que simboliza o poder pontifício.​
O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que a decisão de como deve ser chamado Joseph Ratzinger foi tomada "principalmente" pelo próprio Papa, após consultas com o cardeal camerlengo (que administra a Igreja durante a chamada Sé Vacante), Tarcisio Bertone, com a Secretaria de Estado e o colégio de cardeais que vai definir seu sucessor.
Lombardi informou ainda que Bento XVI deixará o Palácio Pontifício do Vaticano às 16h55 de Roma (12h55 de Brasília) do dia 28. Acompanhado do Secretário de Estado, o cardeal Bertone, ele irá ao heliporto do Vaticano, de onde viajará de helicóptero até Castelgandolfo, a 30 km  ao sul de Roma.
No heliporto da Vila Pontifícia, Bento XVI será recebido pelas autoridades civis e religiosas locais e, por volta das 17h30 locais (13h30 de Brasília), irá ao pórtico da residência de verão dos pontífices para saudar os fiéis daquela diocese.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!