Últimas notícias

Prefeita de Conde assina pacto para a construção da UPA no Conde


A população de Conde, Alhandra e de Pitimbu vai ganhar, ainda este ano, um equipamento que vai possibilitar um atendimento melhor e mais próximo de suas residências na área de saúde. Trata-se de uma Unidade de Pronto Atendimento 24h  Regional (UPA) que será instalada num terreno às margens da BR 101, na principal entrada do Conde, próximo à fábrica da cerâmica Elizabeth. Orçada em cerca de R$ 3 milhões, a UPA de Porte 1 é um projeto de parceria entre os municípios de Alhandra, Conde e Pitimbu, e será construída com 100% de recursos federais. Na manhã desta segunda-feira (29), os prefeitos Marcelo Rodrigues, Tatiana Correa e Leonardo Barbalho assinaram o pacto de compromisso que vai assegurar a instalação da UPA Regional 24h.
Na manhã desta segunda-feira 29 de Abril a solenidade de assinatura do pacto mesmo debaixo de muita chuva foi realizada no terreno onde será construída a Unidade de Pronto Atendimento. Segundo o representante da Secretaria de Saúde do Estado, Gutemberg Pequeno, a UPA suprirá 90% das demandas destes municípios e das cidades circunvizinhas que hoje, por falta de opção, são atendidos em hospitais de João Pessoa. “Essa obra é uma grande realização para o litoral sul, pois traz resolutividade na área de saúde para uma região que é muito carente de atendimento”, disse Gutemberg lembrando que somente os três municípios juntos tem uma população de 56 mil habitantes que somados aos que habitam as cidades circunvizinhas, chega a uma população de 100 mil pessoas que serão beneficiadas com a obra que receberá repasses mensais do Governo do Estado para sua manutenção. 
Estava presente o prefeito de Alhandra Marcelo Rodrigues, o prefeito de Pitimbu Leonardo, o deputado estadual Genival Matias, o Dr. Gutemberg representante da saúde do governo do estado, os secretários de Saúde Francimar Veloso de Conde, e a secretaria de saúde de Alhandra Albarina Kelly, além-vários vereadores da Casa Cicero Leite Cidade de Conde.
A cerimonia começou com benção do padre Eliezer

A prefeita do conde, Tatiana Correa, agradeceu a sensibilidade e o espírito público dos prefeitos de Alhandra, Marcelo Rodrigues, e de Pitimbu, Leonardo Barbalho, por terem deixado que a UPA fosse construída no Conde. “Vocês agiram com espírito público, ao acordarem que a UPA fosse construída aqui, isso significa que nós demos as mãos e pensamos coletivamente no nosso povo que será o maior beneficiado com essa atitude”, disse a prefeita.
O secretário de Saúde do Conde, José Francisco Veloso, disse que a expectativa é de que a primeira UPA do litoral Sul comece a ser construída em julho. “A previsão da obra é de 90 dias, não começamos antes pois temos que realizar todo o processo licitatório”, afirmou José Francisco.



Sobre a UPA

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
O objetivo da UPA é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.  As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada – com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!