Últimas notícias


Zabé da loca, de 92 anos, é a "rainha do pífano"O assentamento paraibano da reforma agrária Santa Catarina, em Monteiro, no Cariri paraibano, a 319 quilômetros de João Pessoa, é o destino do projeto Rota Cariri Cultural – “entre pedras e veredas”, durante o final de semana. O projeto, coordenado pelo Sebrae, promoverá visitas entre as pedras e trilhas turísticas dentro do assentamento, com destaque para a assentada Zabé da Loca (Isabel Marques da Silva). Ela recebeu esse apelido porque morou 25 anos numa gruta (loca) de pedra e saiu para habitar uma casa de alvenaria no assentamento.


Nesta sexta-feira (27), durante a noite, Zabé da Loca, que é uma artista reconhecida nacionalmente, será visitada como a rainha do pífano. Ela atualmente está recolhida ao lar devido aos 92 anos de idade. Ela já fez apresentações em Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Durante o Fórum Mundial de Cultura, realizado em junho de 2004, Zabé tocou com o multi-instrumentista Hermeto Paschoal.

Renda renascença

Além da presença de Zabé da Loca e das belezas naturais do assentamento, os turistas e participantes da Rota Cariri Cultural conhecerão as riquezas da renda renascença, feita por um grupo de 18 mulheres. Essa renda foi trazida para o Nordeste por freiras francesas no século XIX e difundiu-se entre os moradores de Pernambuco e no Cariri paraibano. Esse tipo de artesanato é considerado um dos mais ricos do estado. Os vestidos e peças são vendidos para muitos estados brasileiros como peças finas de alto valor.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!