Últimas notícias

STF aguardará sentença de Dirceu na Lava Jato para decidir sobre mensalão


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, decidiu aguardar que o juiz do Paraná Sérgio Moro defina a situação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu na Operação Lava Jato antes de determinar como será o cumprimento do restante da pena de Dirceu no caso do mensalão do PT.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu que Dirceu perca o benefício da prisão domiciliar concedido no mensalão e volte ao regime fechado.

Atualmente, Dirceu cumpre prisão preventivaem Curitiba, por conta da Operação Lava Jato, e poderia voltar a cumprir pena em casa pelo mensalão caso fosse liberado.

O procurador argumentou ao Supremo que José Dirceu continuou a cometer crimes mesmo após ser condenado no mensalão e que as provas contra ele são contundentes e abundantes na Lava Jato.
Para o ministro, como Dirceu está em prisão preventiva, é "irrelevante" analisar o pedido da Procuradoria no momento. Barroso considera mais adequado esperar se o ex-ministro será ou não condenado na Lava Jato para que isso seja definido.

No mensalão, Dirceu foi condenado a sete anos e onze meses por corrupção ativa. Cumpriu cerca de um ano no regime semiaberto, e, após um sexto da pena, foi autorizado a ir para prisão domiciliar.
Ele foi considerado chefe de esquema de compra de votos de parlamentares para favorecer o governo Lula. Ele cumpria pena em casa no mensalão, mas foi preso na Lava Jato no começo de agosto e acabou transferido para Curitiba.

Na Lava Jato, o ex-ministro é réu por organização criminosa, corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro. Ele foi acusado de ter simulado contratos com empresas para receber dinheiro desviado da Petrobras.
G1 

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!