Últimas notícias

Despachantes são suspeitos de falsificar documentos para transferir veículos na PB

Uma farta documentação e cheques no valor de R$ 150 mil foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (3) durante uma operação da corregedoria do Departamento Nacional de Trânsito na Paraíba (Detran-PB), em conjunto com a Delegacia de Roubo e Furtos de Veículos, em João Pessoa. O objetivo da ação, que começou às 4h da madrugada, é combater a falsificação de documentos na transferência de veículos e abertura de firma. Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos.

De acordo com o delegado Valberto Lira, corregedor do órgão de trânsito, desde janeiro que a equipe da Polícia Civil estava investigando a falsificação dos documentos, que estava sendo feita por despachantes. Lira informou que eles utilizavam um cartório da cidade de Remígio, no Agreste do estado, para dar legalidade aos documentos.
“A falsificação ocorria aqui em João Pessoa, mas os despachantes utilizavam o nome do cartório para dar legalidade aos documentos emitidos de forma fraudulenta. O grupo falsificava selos cartorais e digitais do Detran-PB para reconhecimento de firma, emissão de documentos do órgão e transferência de veículos”, comentou o delegado.
O corregedor disse que há pessoas que residem no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Pernambuco, mas os documentos falsificados mostram que elas moram em Remígio, cidade que fica instalado o cartório. “A falsificação dos documentos era quase perfeita. Todos os detalhes do selo original do Detran-PB era igual ao falso. O cartório era vítima do grupo, que tinha inclusive carimbo do estabelecimento para dar mais originalidade a fraude”, explicou dizendo que não descarta ainda a possibilidade de participação de funcionários do Detran no golpe.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três empresas de emplacamentos de veículos e três residências em João Pessoa. O material apreendido será levado para a sede do Detran-PB, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!