Últimas notícias

Sertão e Cariri paraibano chuvas tão esperadas pelo nordestino chegaram

O mês de fevereiro não poderia ter sido melhor para os paraibanos, principalmente para os moradores do Sertão e do Cariri. As chuvas tão esperadas pelo nordestino, chegaram trazendo alegria e esperança dos agricultores. Muitos reservatórios receberam um bom volume de água. Em alguns cidades, a água que jorrou rio abaixo e chegou a formar cascatas, proporcionando um espetáculo da natureza. Alguns moradores chegaram a publicar fotos e vídeos nas redes sociais mostrando a chegada das águas nos açudes.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), nas últimas 72h choveu forte em parte do Estado, sendo que em três cidades o índice pluviométrico ficou acima dos 100 milímetros. Conforme o levantamento, os maiores índices pluviométricos foram detectados nas cidades de Condado (170 mm); Catingueira (140 mm) e Malta (125 mm).Na noite desta segunda-feira voltou a chover forte em algumas áreas do Cariri paraibano.

Segundo informações, na cidade de Monteiro choveu aproximadamente 30 mm, porém em localidades próximas as precipitações ultrapassaram os 100 mm.

O açude de Livramento, no Cariri, estava seco, mas com a chuva dos últimos dias, recebeu muita água. Em Taperoá, também no Cariri, os moradores ficaram felizes com a água que chegou ao açude Manoel Marcionilo durante o fim de semana.

No caso de Catingueira, além de renovar a esperança da população de que o período chuvoso desse ano seja regular e interrompa o ciclo de pelo menos quatro anos consecutivos de seca, a chuva do final de semana também elevou consideravelmente o nível do Rio Serra Branca. Segundo moradores, há anos o rio não registrava elevação tão significativa em seu volume.

No município de Condado, no Sertão paraibano, as precipitações pluviométricas alcançaram a marca de 170 mm em apenas uma noite de chuva. Tanta água fez o açude Engenheiro Arcoverde, que estava praticamente seco receber mais 5 milhões de m³ de água.

Na cidade de Catingueira, no Sertão do estado, o resultado da chuva foi visto neste começo de semana. Após oito anos, o Rio Serra Branca, um dos mais importantes da cidade, amanheceu com uma grande cheia. A chuva de 140mm garantiu água e o açude da região está sangrando.

A perspectiva é que o Açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, que abastece a região de Campina Grande, receba uma nova recarga a qualquer momento.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!