Últimas notícias

‘Não há risco de fuga em massa’, diz Seap sobre saída de presos



Quase 900 detentos que cumprem pena em regimes aberto e semi-aberto serão liberados para passar as festas de fim de ano com familiares, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. A saída temporária é uma determinação judicial, cumprida pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
De acordo com o gerente executivo do sistema penitenciário na Paraíba, João Paulo Barros, as liberações acontecerão em dois períodos. Para celebrar o Natal, os presos serão liberados às 5h do sábado (23) e deverão retornar aos presídios até as 20h da terça-feira (26).
Já as comemorações de ano novo começam às 5h do sábado (30) e os presos precisam voltar ao cárcere até as 20h da terça-feira (2). Ao todo, somando os dois períodos, os detentos passarão 180 horas distantes do regime prisional.
João Paulo Barros garante que, com base em dados estatísticos, não há risco de uma ‘fuga em massa’. Ele conta que 99% dos presos sempre retornam aos presídios “pois não têm motivos para fugir, uma vez que já convivem diariamente com a sociedade nas demais épocas do ano”.
O gerente executivo do sistema penitenciário acrescenta ainda que, mesmo em liberdade temporária, os presos devem cumprir regras. Eles ficam proibidos de consumir bebidas alcoólicas e frequentar bares ou festas públicas. Além disso, os presos deverão se recolher na casa de familiares sempre às 22h.
“Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil vão ficar responsáveis por fiscalizar esse recolhimento. Obviamente, não haverá condição de visitar todas as casas, todas as noites. Mas haverá um revezamento aleatório nessas visitas”, informou João Paulo Barros.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!