Últimas notícias

Espetáculo de dança ‘Terreiro Envergado’ se apresenta dia 28 no Conde

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba realiza mais uma atividade em alusão ao Dia Internacional da Dança, comemorado anualmente em 29 de abril. A atração é o espetáculo/performance “Terreiro Envergado”, do Coletivo Tanz (PB), que se apresenta no próximo dia 28 (sábado), no Beco da Boemia, em Jacumã, município do Conde. O acesso ao evento é gratuito.
“Terreiro Envergado” é o espaço urbano do rito passageiro da manifestação do “brinquedo beat” dos intérpretes que, a partir de ações gestuais e jogos propostos pelos próprios, estabelecem estruturas compostas de brincadeiras. As constituintes da brincadeira podem variar, seja de uma estrutura material ou imaterial.
A materialidade em cena percorre entre objetos, indumentárias e instrumentos que fazem parte da memória pessoal dos brincantes, a segunda é, por sua vez, a elaboração artística de uma esquematização dos códigos dessa materialidade. A precariedade corporal é estabelecida pelo diálogo/conflito do equilíbrio instável da sensibilidade feminina e masculina do homem.
Explicitada pelos os códigos corporais, pela própria indumentária e internalização feita pelo subtexto das ações e dos jogos propostos para o rito do Terreiro Envergado. Com duração de 30 minutos, a performance tem classificação livre. A criação e interpretação são de Edigar Palmeira e Erik Breno, a produção é de Viviane Freitas. A coreografia fica por conta de Coletivo Tanz e o figurino e sonoplastia são assinados por Edigar Palmeira e Erik Breno, respectivamente. A dupla também é responsável pelos adereços utilizados em cena.
Mês da Dança – O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.
Ao criar o Dia Internacional da Dança, a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.
O Dia Internacional da Dança ainda é um evento novo e até mesmo desconhecido para muita gente, pois começou a ser lembrado, no Brasil, nesses últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!