Últimas notícias

Feirinha Jacumã recebe o espetáculo/performance ‘Terreiro Envergado’ neste sábado

 
O município de Conde recebe neste sábado (28/04), a partir das 20h, na Feirinha Jacumã (Beco da Boemia), o espetáculo “Terreiro Envergado”, do Coletivo Tanz (PB). A apresentação será realizada em comemoração ao Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril. O acesso é gratuito e está sendo promovido em parceria da Prefeitura de Conde e a Fundação Espaço Cultura da paraíba (FUNESC).
A criação e interpretação do espetáculo são de Edigar Palmeira e Erik Breno, com produção de Viviane Freitas. A coreografia fica por conta de Coletivo Tanz e o figurino e sonoplastia são assinados por Edigar Palmeira e Erik Breno. A dupla é responsável também pelos adereços utilizados em cena.
“Terreiro envergado” é o espaço urbano do rito passageiro da manifestação do “brinquedo beat” dos intérpretes que, a partir de ações gestuais e jogos propostos pelos próprios, estabelecem estruturas compostas de brincadeiras. As constituintes da brincadeira podem variar, seja de uma estrutura material ou imaterial.
A materialidade em cena percorre entre objetos, indumentárias e instrumentos que fazem parte da memória pessoal dos brincantes, a segunda é por sua vez a elaboração artística de uma esquematização dos códigos desta materialidade. A precariedade corporal é estabelecida pelo diálogo/conflito do equilíbrio instável da sensibilidade feminina e masculina do homem. Explicitada pelos os códigos corporais, pela própria indumentária e internalização feita pelo subtexto das ações e dos jogos propostos para o rito do Terreiro Envergado. Com duração de 30 minutos, a performance tem classificação livre
 
Sobre o mês da dança – Comemorado no dia 29 de abril, o Dia Internacional da Dança ou dia Mundial da Dança foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), no ano de 1982.
A data escolhida remete ao dia do nascimento do mestre francês Jean-George Noverre (1727-1810). Noverre ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos a execução da obra. Ele se destaca na história da dança, por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época “Letters sur la Danse”.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!