Últimas notícias

Núcleo de Cultura inscreve para oficina com equipe da Rádio Eixo de Brasília



A Prefeitura de Conde, por meio da Coordenação de Cultura em parceria com o Instituto Galarim, está com inscrições abertas para o Projeto Rádio Documentário da Cultura de Conde. A partir do projeto Rádio Eixo, serão difundidas no município, as manifestações culturais locais e a capacitação das comunidades para valorização das expressões artísticas da cidade e a produção de conteúdo de rádio web. A oficina será realizada no dia 7 de abril, é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições estão sendo realizadas no Centro de Criatividade Cultural Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura), das 08h às 16h.
A oficina será conduzida por Paola Antony e Daniel Mijou, da Radio Eixo / Brasília e será realizada em etapas. As atividades incluem entrevistas com representantes da cultura popular de Conde, que será transformado em um documentário de rádio, que será veiculado na emissora Rádio Eixo e a oficina de rádio web para iniciantes, com o objetivo de estabelecer uma aproximação com a comunidade e uma troca de saberes, num projeto com conteúdo exclusivamente cultural e educativo, voltado para a transmissão de conhecimentos sobre o ofício do radialista.
Serão produzidos três programas a partir do material colhido, para tanto as pesquisas já iniciam no próximo dia 05 de abril (quinta-feira). Nas oficinas vão ser trabalhados juntos com os participantes, a construção e armazenamento de dados através da internet, apresentando conhecimentos que possibilitam o conhecimento do universo radiofônico, desde a concepção e produção dos programas até sua execução, divulgação e o arquivamentos das produções.
A assessora cultural Rejane Nóbrega, disse que “a população de Conde tem uma oportunidade de imersão na cultura do município, temos muita diversidade cultural e est projeto promovido pela equipe da Radio Eixo, vem num momento mais que especial, pois estamos realizando o trabalho do inventário cultural municipal, catalogando todos os agentes culturais da cidade e com essa capacitação, as pessoas que participarem da oficina, vão ter um contato direto com a cultura popular, além de participar na produção de um documentário e na criação de uma web rádio”, afirmou.
Durante a oficina, os participantes vão trabalhar desde a construção dos conteúdos até os trabalhos de dicção, oratória, linguagem, texto radiofônico, processo de seleção de pautas, captação de informações, entrevistas, reportagens, apresentação, elaboração de programas radiofônicos, efeitos sonoros, escolha de repertório musical e gravação, vinhetas, chamadas, edição técnica, utilização de softwares voltados para edição e montagem (sonoplastia).
Sobre os ministrantes
Daniel Mioju – historiador e radialista, Daniel Mioju é um dos idealizadores da Rádio eixo. Arte-educador, ensina capoeira há mais de 10 anos e já atendeu muita gente nos balcões da Companhia Energética de Brasília, do DETRAN e da Secretaria de Fazenda do DF. Trabalhou com bibliotecas e desde 2001 na educação pública e privada. Há 7 anos atua na produção, sonoplastia e locução da Rádio Cultura FM de Brasília.
Paola Antony – Idealizadora da Rádio Eixo é bacharel em Comunicação social, radialista por vocação e atualmente estudante de pós-graduação do curso História e Cultura no Brasil. Trabalhou como repórter fotográfica e como produtora da empresa ASA cinema e Vídeo em Brasília. Há 18 anos integra a equipe de jornalismo cultural da Rádio Cultura FM de Brasília. Atua também como programadora musical, apresentadora, locutora e entrevistadora.
A Rádio Eixo

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!