Últimas notícias

Prefeitura do Conde e Iphan promovem oficina de inventários participativos

 
A Prefeitura de Conde, por meio da Coordenadoria de Cultura em parceria com a Superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB), promove a Oficina de Inventários Participativos no município de Conde, nos dias 08 e 10 de maio na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Sala de Reuniões), com entrada gratuita. As vagas são limitadas.
A oficina é direcionada para gestores, atores culturais e professores da rede municipal de ensino. O objetivo do evento é a capacitação destes agentes na metodologia proposta pelo Iphan, para a realização dos inventários participativos de referências culturais no município.
O inventário participativo, faz parte das atividades do Inventário Cultural Municipal, lançado no início de 2018 e busca fazer a catalogação de todos os agentes culturais do território condense. Os inventários participativos são instrumentos de estímulo para que os grupos e as comunidades, possam assumir os processos de identificação, seleção e registro das referências culturais que traduzem diretamente as memórias e histórias daquela região. Com o inventário participativo, as referências, bens, acervos e coleções inventariadas são constituídas como patrimônio cultural daquela localidade.
A Assessora Cultural, Rejane Nóbrega reforça a importância de mais uma etapa de trabalho, relacionada ao Inventário Cultural e destaca a importância desta atividade em Conde. “Estamos fazendo um trabalho muito bonito na catalogação dos agentes culturais de Conde. É um trabalho inédito no município e vai resgatar toda forma de cultura que é realizada no território. O Conde é um município com uma diversidade imensa de povos e de agentes culturais, e essa oficina com as equipes do Iphaep, vamos poder aprofundar os participantes ainda mais neste trabalho, capacitando-os a também buscarem os agentes culturais de sua região”, disse.
A oficina será realizada nos dias 08 e 10 de maio, das 09h às 12h e das 14h às 17h, na Sala de Reuniões da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. São 40 vagas e os interessados devem fazer a sua inscrição no Centro de Criatividade Cultural Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura), no Centro de Conde
A oficina conta também com o apoio da Secretaria de Cultura da Paraíba e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – Iphaep.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!