Últimas notícias

Resgate da cultura local e participação popular são destaques da oficina de Inventários Participativos em Conde

A Prefeitura de Conde, por meio da Coordenadoria de Cultura em parceria com a Superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB), realizou nos dias 08 e 10 de maio, a Oficina de Inventários Participativos no município de Conde. A oficina ministrada pelo IPHAN, contou com a participação de professores da rede municipal de ensino e agentes culturais do município.
De acordo com Átila Tolentino, que foi um dos ministrantes da oficina, o Conde está num processo de inventário cultural, que envolve a participação de todos os agentes culturais do município, e com a oficina, estes agentes vão se aprofundar mais no assunto, além de abranger o tema para os professores, gestores e toda a comunidade. “Os Inventários Participativos vêm para planejar e organizar o trabalho do Inventário Cultural que o município está realizando. Através desse aprofundamento na cultura local que é bastante diversificada, todos vão poder contribuir na identificação destes agentes e no resgate de raízes populares do território que por muitas vezes estavam esquecidas”, destacou.
Rejane Nóbrega, Assessora Cultural, comemorou a participação das pessoas na oficina e reforçou a importância da realização do Inventário Cultural em Conde. “Foram dois dias de aprofundamento na temática de resgate da cultura da nossa região. O Conde tem uma cultura rica e diversificada e com a participação da população, dos professores e dos agentes culturais na identificação das expressões do município, vamos fazer este resgate cultural das raízes de Conde e ao mesmo tempo, trabalhando a participação das comunidades em todos os processos da gestão municipal”, afirmou.
A professora Terezinha Gerônimo ressaltou que “esta oficina tem um objetivo importantíssimo para a população de Conde, pois trabalha a participação de todos no resgate das culturas e raízes do nosso município. As equipes do IPHAN e do Núcleo de Cultura promoveram um evento rico para os agentes culturais e um ótimo espaço para a discussão e aprofundamento no trabalho que tem como principal objetivo, a preservação da cultura de Conde”, disse.
O inventário participativo, faz parte das atividades do Inventário Cultural Municipal, lançado no início de 2018 e busca fazer a catalogação de todos os agentes culturais do território condense. Os inventários participativos são instrumentos de estímulo para que os grupos e as comunidades, possam assumir os processos de identificação, seleção e registro das referências culturais que traduzem diretamente as memórias e histórias daquela região. Com o inventário participativo, as referências, bens, acervos e coleções inventariadas são constituídas como patrimônio cultural daquela localidade. A oficina contou também com o apoio da Secretaria de Cultura da Paraíba e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – Iphaep.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!