Últimas notícias

Escolas da zona rural de Conde são beneficiadas com acesso a internet banda larga 4G

Visando facilitar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede municipal de ensino de Conde, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está instalando conexões com a internet nas unidades. Somente esta semana, as escolas Geni Rufino (Ademário Régis), Antônio de Souza Santos (Mata de Garapú) e João Carneiro (Mata da Chica), tiveram suas redes instaladas.
            As escolas estão sendo contempladas pelo Programa Banda Larga nas Escolas, que busca proporcionar a inclusão digital dos alunos da rede municipal de ensino. “Quando iniciamos na gestão da Prefeita Márcia Lucena, a maioria das nossas escolas não tinham estrutura para que pudessem receber as conexões ou implantar laboratório de informática. Hoje, as adequações estão sendo feitas, computadores consertados para que pudéssemos receber o projeto no momento ideal”, comemorou a secretária de Educação, Aparecida Uchôa.
            A prefeita Márcia Lucena avalia que a chegada de internet nas escolas mais afastadas do centro da cidade vão “contribuir positivamente para o processo de ensino aprendizagem, pois os alunos vão ter acesso a conteúdo disponíveis na internet, e os professores poderão desenvolver novas atividades, visando sempre a melhoria na qualidade de ensino das nossas escolas. Mais um benefício que nossos alunos e alunas recebem” destacou.
 
Banda Larga nas Escolas
 
O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) foi lançado no dia 04 de abril de 2008 pelo governo federal, por meio do Decreto 6424 que altera o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público (PGMU). Com a assinatura do Termo Aditivo ao Termo de Autorização de exploração da Telefonia Fixa, as operadoras autorizadas trocam a obrigação de instalarem postos de serviço telefônico nos municípios pela instalação de infraestrutura de rede para suporte à conexão à internet em todos os municípios brasileiros e conectar todas as escolas públicas urbanas. A gestão do programa é feita conjuntamente pelo FNDE e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.
O programa prevê o atendimento de todas as escolas públicas urbanas de nível fundamental e médio cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (censo INEP de 2007 a 2025), sem ônus para a união, Estados Distrito Federal e Municípios, participantes dos programas E-Tec Brasil, além de instituições públicas de apoio à formação de professores: Polos Universidade Aberta do Brasil, Núcleo de Tecnologia Estadual (NTE) e Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). Com o objetivo disponibilizar conexão à internet, em banda larga, o serviço será mantido, de forma gratuita, até 31/12/2025. As escolas públicas urbanas que constarem no censo INEP de 2010 a 2025 serão conectadas, conforme cronograma a ser definido pela Anatel em acordo com as empresas que participam do Projeto.
O programa é colocado em prática por empresas telefônicas autorizadas. Está acordado com as empresas a garantia da manutenção dessa estrutura, sem ônus, até 2025. O atendimento às escolas rurais faz parte dos compromissos assumidos no leilão de frequências de internet 4G. Além de instalar conexão à internet em alta velocidade nas escolas, as concessionárias devem oferecer ampliação periódica da velocidade para manter a qualidade e a atualização do serviço.
 

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!