Últimas notícias

Município do Conde recebe 45 imigrantes da Venezuela nesta terça-feira


Um grupo de 44 imigrantes venezuelanos chegou à Paraíba na tarde desta terça-feira (3), vindos do estado de Roraima, na região Norte do país. Eles devem ser acolhidos pela Pastoral do Imigrante em abrigos no município do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa, e em Campina Grande.
O voo em que eles estavam pousou na capital Pernambucana, Recife, no início da tarde. Segundo o coordenador da Pastoral do Imigrante, Arivaldo Sezyshta, o grupo chegou ao Conde por volta das 17h.
O coordenador da pastoral explicou que nesses abrigos, além de serem acolhidos, os imigrantes devem ser integrados ao estado, por meio de aulas de português e cursos, para que possam ingressar no mercado de trabalho paraibano.
Ao todo, foram 164 venezuelanos transferidos nesta terça-feira (3), que anteriormente estavam vivendo em abrigos públicos em Boa Vista. O processo foi organizado pela Casa Civil com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e os voos foram custeados pelo governo federal. Os imigrantes que aceitam ser transferidos têm que se regularizar no país.
Os venezuelanos podem permanecer nos abrigos por até três meses, mas caso não consigam trabalho nesse período, o prazo de permanência pode ser revisto. Esse processo é uma tentativa de lidar com o intenso fluxo de venezuelanos que cruzam a fronteira do Brasil por Roraima fugindo do regime de Nicolás Maduro.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!