Após implantação da Educação Emocional e Social, alunos e alunas de Conde reduzem comportamentos violentos
Implantada
desde o início deste ano nas 22 escolas da rede municipal de ensino de
Conde, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a
Organização Inteligência Relacional, a metodologia de Educação Emocional
e Social já tem apresentado resultados significativos entre os alunos e
alunas da rede. Em Acompanhamentos Pedagógicos presenciais, realizados
mensalmente, gestores, coordenadores e educadores estão apresentando
depoimentos que comprovam a efetividade da inovação pedagógica em sala
de aula.
A
educação socioemocional é um processo educativo, regular e permanente,
que busca desenvolver consciência, autonomia e regulação emocional dos
alunos e educadores. Com esse trabalho é possível prevenir situações de
estresse, bullying, uso e abuso de álcool e drogas, depressão e
violência, por meio do desenvolvimento da empatia, do diálogo, da
resolução de conflitos e da cooperação, alicerces da construção de uma
Cultura de Paz. Atualmente, cerca de cinco mil alunos do Ensino
Fundamental I e II estão sendo contemplados.
De
acordo com a gestora da Escola Municipal Governador Pedro Gondim,
Adeilda de Sousa, quando conheceu a Educação Emocional e Social se
surpreendeu e ficou ansiosa com os resultados. “Com o início da prática
pelos educadores, começamos a observar uma mudança radical no
comportamento dos alunos. Hoje eles conseguem ter mais intimidade,
diálogo, abertura para expor suas dificuldades, além de se importar mais
com os colegas. Inclusive, todo esse trabalho tem refletido na família,
como já foi revelado por alguns pais”, ressaltou.
A
professora do 1º e 2º ano, Juliana Lira, também comentou sua vivência
em desenvolver a metodologia em sala de aula. “Trabalhar com a Educação
Emocional e Social tem sido uma experiência muito boa e evolutiva. As
crianças melhoraram de uma forma muito significativa, principalmente na
questão da relação entre eles, uma vez que antes eles eram violentos e
após a implantação dessa metodologia eles se tornaram mais resolutivos e
abertos ao diálogo para resolver os conflitos que surgem”, disse.
Para
a Secretária Municipal de Educação, Aparecida Uchôa, a chegada da
educação socioemocional tem ido ao encontro do planejado. “É um
programa que acreditamos nos resultados e sabemos que é maravilhoso. Já
visualizamos alguns professores utilizando propostas da metodologia no
seu dia a dia e na sua prática em sala de aula, e isso significa que
eles foram tocados e sensibilizados, proporcionando um trabalho
diferenciado em nossas escolas”, enfatizou.
Na
avaliação da consultora pedagógica da Inteligência Relacional, Erlayne
Beatriz, o trabalho prático nas escolas municipais de Conde está sendo
desenvolvido seguindo o planejamento previsto. “Estamos percebendo uma
boa aceitação e motivação dos educadores e educandos. Isso tem
constituído um grande envolvimento e participação no ambiente escolar”,
completou.
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