Últimas notícias

A prefeita Marcia Lucena implanta o programa Educar pra Valer em Conde

Alfabetizar todas as crianças até o 2º ano do ensino fundamental, alfabetizar todos os que não foram alfabetizados na idade certa, elevar o IDEB do ensino fundamental I, reduzir o abandono. Essas, são algumas das metas que o Programa Educar Pra Valer vai trabalhar no município de Conde. Uma parceria da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes com a Associação Bem Comum e a Fundação Lemann. O programa foi lançado oficialmente na noite desta terça-feira (04), no Centro de Criatividade Cultural Professor Iveraldo Lucena, com a presença da prefeita Márcia Lucena e outras autoridades.
Durante o lançamento do programa, a prefeita Márcia Lucena destacou que “o Educar Pra Valer chega num momento de mudanças na educação do município, investimos nas escolas, em materiais para os alunos e alunas, na formação dos profissionais e em reformas de algumas unidades. A educação infantil mudou, agora é no segundo ano que a criança deve estar alfabetizada e o Conde agora tem acesso a toda a experiência da Fundação Lemann, que já obteve ótimos resultados, fortalecendo o rendimento escolar em vários municípios, e este será o diferencial em nossa cidade”, disse a prefeita.
O Programa Educar Pra Valer tem como objetivo, realizar sem ônus, a cooperação técnica com o município com o município para estabelecer e fortalecer as boas práticas de gestão. A representante da Associação Bem Comum e responsável pelo Programa na Paraíba, Eveline Pitombeira disse que “o momento é de celebração para a educação de Conde, com essa parceria que não requer qualquer gasto do município, estamos dando início a construção de uma política educacional integrada que prevê ações, com avaliações externas e acompanhamento dos estudantes beneficiados”, destacou.
O foco da Fundação Lemann no ensino público do país, é referência devido aos resultados positivos da metodologia empregada que inclui diagnósticos precisos do desempenho de escolares, orientação técnica para professores e professoras, formulação de planos integrados de promoção e avaliação do processo educacional para consolidar o aprendizado da alfabetização até os 7 anos de idade, eliminar o abandono escolar, elevar o percentual de alunos no nível adequado de Língua Portuguesa e Matemática de acordo com o parâmetro da Prova Brasil e superação das metas do IDEB previstas pelo Ministério da Educação.
O Secretário Adjunto de Educação Júnior Caroé reafirmou o compromisso da gestão municipal em oferecer educação de qualidade para os estudantes de Conde. “A educação de Conde vive uma nova realidade. São investimentos nas unidades de ensino, merenda de qualidade, formações para os profissionais, tudo isso com o intuito de oferecer o melhor ensino para nossos alunos e alunas e agora aliados a um trabalho espetacular exercido pela Fundação Lemann, temos a certeza de que o processo de ensino aprendizagem vai se fortalecer cada vez mais”, disse.
O Programa Educar pra Valer, que exerce suas atividades numa parceria da Associação Bem Comum com a Fundação Lemann, se propõe a contribuir com 50 municípios brasileiros que queiram empreender de gestão pública, educacional e pedagógica capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de suas crianças na escola e que se disponham a envidar todos os esforços para que elas conquistem os níveis de aprendizagem esperados para sua série e idade.
A missão do projeto é prestar cooperação técnica aos municípios participes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão tendo por base as evidências e resultados constatados nas experiências mencionadas. Acreditamos, no entanto, que não existem receitas prontas e as soluções precisam ser construídas considerado o contexto local e o protagonismo dos gestores e das equipes técnicas de cada município.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!