Últimas notícias

Com shows de Hermeto Pascoal e Hamilton de Holanda, Conde sedia primeira edição do Jacumã Jazz Festival, na Praça do Mar

 
O município de Conde será o palco da primeira edição do Jacumã Jazz Festival. O evento que será realizado na Praça do Mar em Jacumã, tem organização da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Rádio Tabajara e da Prefeitura Municipal de Conde e promete reunir em um mesmo espaço, os amantes do jazz, música instrumental e cultura popular. O Jacumã Jazz acontece nos dias 15 e 16 de setembro e os shows são gratuitos. Entre os destaques do evento, estão Hamilton de Holanda e Hermeto Pascoal.
            Além das duas atrações, também se apresentam no festival, o Coco Novo Quilombo, da Comunidade Quilombola do Ipiranga, em Conde, a Ciranda da Alegria, do Assentamento Dona Antônia, também do município, e as bandas paraibanas Néctar do Groove e Parahyba Ska Jazz Foundation, todas atrações da terra, valorizando os artistas locais.
            A Prefeita Márcia Lucena comemora a escolha do Conde para ser o palco deste projeto tão importante. “Ficamos felizes quando recebemos a proposta da Funesc e da Rádio Tabajara, o Conde hoje oferece a população, espaço onde as pessoas podem ficar com suas famílias, saírem de casa e ouvir música diversificada e de qualidade. O Jacumã Jazz já é um sucesso e com certeza esta será apenas a primeira de muitas edições que realizaremos”, disse a prefeita.
            Márcia reforça que mesmo na chamada “baixa temporada”, com a realização de eventos, os hotéis, pousadas e o comércio da região das praias tem obtido bons resultados. “A economia da cidade vive um novo tempo. Hoje, durante todo o ano, a procura é intensa e isso reflete diretamente na economia local. Com a realização de eventos como este, além da feirinha com apresentações culturais, realizadas aos sábados, o Conde vai se destacando e adquirindo seu espaço com eventos de qualidade”, destacou.
            A programação tem início no sábado, dia 15 de setembro com abertura às 17h com o Coco Novo Quilombo. Em seguida, a festa fica com a banda Parahyba Ska Jazz Foundation e encerrando a primeira noite, show de Hermeto Pascoal.
No domingo, dia 16, a Ciranda da Alegria abre a festa, seguida da banda Néctar do Groove. Encerrando a última noite de shows na Praça do Mar, em Jacumã, o cantor Hamilton de Holanda fecha o Jacumã Jazz Festival.
Para Nézia Gomes, presidente da Funesc, “o festival surgiu do desejo de se fazer um evento dando visibilidade ao jazz. Inicialmente, tínhamos pensado em realizar no Espaço Cultural, mas depois pensamos que esse tipo de festival seria ideal em um lugar mais aberto, em contato com a natureza, por isso escolhemos a Praça do Mar em Jacumã e apresentamos a proposta à prefeita Márcia Lucena, que acolheu imediatamente”, disse.
A proposta é reunir, junto com nomes nacionais e internacionais do jazz, a exemplo de Hermeto Pascoal, grupos locais que fazem o jazz na cidade e no Estado, como o Néctar do Groove e Parahyba Ska Jazz. “Como estamos no Conde, quisemos acrescentar duas atrações que marquem a cultura do município – o coco e a ciranda de comunidades tradicionais”, diz Nézia Gomes.
Arthur Pessoa, Gerente de Música do Espaço Cultural, ressalta que o evento coloca a Paraíba no radar dos principais festivais de Jazz do Brasil, trazendo grandes nomes da música instrumental, que representam a música nacional nos maiores e melhores festivais de jazz ao redor do mundo. “O festival também cumpre uma importante missão que é a de valorizar a produção musical paraibana com a presença de bandas como a Parahyba Ska Jazz que esteve recentemente em turnê pelo Canadá, além de grupo da cultura popular da região do Conde, como o Coco Novo Quilombo e Ciranda da Alegria”, complementa Arthur.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!