Últimas notícias

Prefeitura de Conde realiza ações de conscientização e preservação do Meio Ambiente

 
A Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), está realizando dentro de ações de conscientização e preservação do Meio Ambiente, a capacitação com o Guardas Municipais afim de que eles também possam atuar como fiscais ambientais.
O objetivo é que os guardas possam fiscalizar principalmente casos de poluição sonora e descarte incorreto de lixo.
A prefeita Márcia Lucena afirmou que, além da capacitação com os Guardas Municipais, nos meses de novembro e dezembro o projeto Onda Limpa estará percorrendo as praias em um mutirão de limpeza e conscientização para o descarte correto do lixo e preservação do Meio Ambiente.
"Nós temos essa preocupação muito grande com o nosso meio ambiente que é um dos nossos principais atrativos turísticos. Então através de ações de conscientização e tendo os guardas civis capacitados conseguindo verificar algumas infrações para evitá-las, ganham os moradores, ganha a gestão, ganham os turistas e principalmente a nossa cidade" disse.
O secretário de meio ambiente, Valdir Diniz, disse que “a segunda etapa da capacitação encerrou esta semana e agora estamos aguardando a chegada do decibelímetro, adquirido pela gestão municipal, para que ao agentes da guarda possam partir para a parte prática da ação”, disse.
"Eles estão tendo aulas de noções de Direito Administrativo, Constitucional e Civil, além de noções de Ecologia. Depois desta terceira etapa que será a parte prática, os dezesseis guardas municipais poderão atuar na parte da fiscalização ambiental. Primeiramente agindo de forma educativa e caso haja alguma reincidência eles poderão autuar" destacou Valdir.
Ainda segundo o secretário a medida se faz necessária diante do aumento dos casos de poluição nas praias, além de que, com a chegada do Verão também aumentam os casos de poluição sonora.
"Nós temos grandes atrativos ambientais tanto na parte costeira quanto na parte rural e nunca houve essa fiscalização e também garantiremos um ambiente ecologicamente equilibrado. Os fiscais primeiramente farão uma educação ambiental mas se houver resistência vão tomar as providências. Também estamos esperando o decibelímetro chegar para atuar principalmente na questão da poluição sonora que é justamente a pedra no sapato da Semam" disse.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!