Últimas notícias

Prefeita Márcia Lucena acompanha aplicação das avaliações do Programa SOMA em Conde

 
Os alunos e alunas de 16 escolas da rede municipal de ensino de Conde foram submetidos na terça e quarta-feira (16 e 17/10), as avaliações do Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba. As avaliações fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado e busca a avaliar a aprendizagem das crianças e adolescentes em todo o estado.
            As avaliações nas disciplinas de Português e Matemática, são aplicadas com os alunos e alunas das turmas de 1°, 2°, 3°, 5° e 9° anos, e constam de 20 questões de cada matéria. O Programa SOMA tem como objetivo assegurar que todos os estudantes sejam alfabetizados na idade certa, até o 3º ano do Ensino Fundamental, e corrigir o déficit de aprendizagem dos que chegam 5º a 9º ano, visando a qualidade e a equidade educacional. Para isso, dispõe de diversas iniciativas, entre elas a avaliação e monitoramento do desempenho dos estudantes, a formação de professores, entre outras ações.
            A Prefeita Márcia Lucena esteve na Escola Abelardo Alves, na comunidade de Boágua, para acompanhar a aplicação das avaliações e destacou a importância do projeto, não apenas em Conde, mas em todo o Estado da Paraíba. “O Projeto SOMA fortalece a educação no processo de alfabetização dos meninos e meninas, como avaliar o nível de conhecimento que eles estão adquirindo no cotidiano em sala. É um momento importante na educação de Conde, que vem passando por uma transformação bastante positiva, valorizando os profissionais, investindo na melhoria da qualidade de ensino e infraestrutura para melhor atender a comunidade escolar”, destacou.
Sobre o SOMA:
O Programa Soma (Pacto pela Aprendizagem na Paraíba) foi criado por meio do Decreto 37.234 de 14 de fevereiro de 2017 e visa a melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental por meio da aplicação de avaliações bimestrais, formação de professores e gestores, monitoramento e utilização de sistema próprio de gestão de informação, garantidos a partir da cooperação técnica firmada entre Governo de Estado e Municípios.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!