Últimas notícias

Saúde promove capacitação para os profissionais de saúde bucal de Conde

 
A Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta terça-feira (23), uma oficina direciona para os Dentistas e Técnicos de Saúde Bucal das 09 Unidades Básicas de Saúde do município e do Centro de Especialidades Odontológicas. A oficina de capacitação sobre o manejo e cuidado com equipamentos odontológicos foi ministrada pelo Professor Henrique Lopes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (IFPB) e faz parte das ações alusivas a “Semana da Saúde Bucal”.
            “A capacitação faz parte do Termo de Cooperação Técnica firmado pela Prefeitura com o IFPB em 2017, promovendo a integração entre os profissionais da saúde do município com os alunos do curso de Equipamentos Biomédicos, do Instituto, promovendo não só a capacitação, mas também a realização de reparos e manutenção dos equipamentos médicos das Unidades Básicas de Saúde”, disse a Secretária de Saúde, Renata Martins.
            A parceria trouxe para o município, um serviço antes inexistente, que é a realização de manutenção, conservação e reparos de equipamentos. “o Professor Henrique Lopes é o principal apoiador desse Termo de Cooperação Técnica, porque além das atividades voltadas às manutenções, nos oferta consultoria técnica sobre a melhor utilização dos equipamentos. A Secretaria de Saúde, dessa forma, assegura uma assistência técnica de qualidade, além de manter uma interação com as instituições de ensino”, afirmou a secretária.    
Na capacitação, foi trabalhado o manejo de equipamentos como a autoclave, micromotor, canetas de alta rotação, entre outros equipamentos. A Chefe do Departamento de Saúde Bucal, Josalba Azevedo destacou a importância da atividade para os profissionais da saúde bucal no município. “Quando a prefeita Márcia assumiu a gestão, todas as UBS estavam com seus equipamentos insuficientes ou quebrados, então a partir das ações do IFPB, foram avaliados que alguns destes materiais poderiam ser reparados e reativados para o uso. Ao mesmo tempo que tivemos estes reparos, foram também adquiridos novos equipamentos e os TSB’s e Dentistas estão sempre participando de momentos de formação e capacitação, valorizando o profissional e beneficiando toda a população de Conde que hoje pode contar diariamente com profissionais capacitados e sempre atentos para oferecer o melhor atenção e atenção necessária aos usuários”, destacou.
Até a próxima sexta-feira (26), o Departamento de Saúde Bucal promove a “Semana da Saúde Bucal”. Estão sendo feitos atendimentos especializados em todas as Unidades Básicas de Saúde, como orientações de prevenção a cáries, escovação correta, palestras, além de ações intersetoriais em parceria com a Secretaria de Educação, nas escolas da rede municipal de ensino.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!