Últimas notícias

No Conde, Profissionais da Saúde se capacitam para realização de testes rápidos para Dengue, Zika e Chikungunya


Profissionais da Saúde de Conde se capacitam para realização de testes rápidos para Dengue, Zika e Chikungunya nas Unidades Básicas de Saúde
  A População de Conde agora vai poder contar com mais um serviço na política pública de saúde do município. Todas as Unidades Básicas de Saúde de Conde, vão realizar o teste rápido de Dengue, Zika e Chikungunya. Para que o serviço fosse implantado, os profissionais da saúde participaram de uma capacitação com as equipes da Secretaria de Estado da Saúde. A capacitação foi realizada na Escola Estadual João da Cunha Vinagre.
“O Conde agora passa a oferecer os testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde. Além de permitir o diagnóstico precoce, a Secretaria de Saúde vai ter maior precisão nos dados epidemiológicos sobre a circulação dos vírus, no município”, destacou a Secretária Executiva de Saúde, Jória Guerreiro.
O teste rápido para a Dengue, detecta os anticorpos para infecções ativas, como para infecções anteriores, facilitando o diagnóstico e o tratamento correto dos casos. Após a coleta de uma pequena amostra, o resultado sai em no máximo 20 minutos. Qualquer paciente que apresente sinais e sintomas da doença, pode fazer o teste.
O teste rápido da Chikungunya, também detecta a presença de anticorpo da infecção ativa no organismo dos pacientes com resultados também em 20 minutos. Para o vírus Zika, o procedimento que também tem resultado em 20 minutos, verifica se o paciente está com o vírus em atividade ou se ele já foi infectado em algum momento.
As Unidades Básicas de Saúde, atendem de segunda a sexta-feira. Caso apresente algum sintoma das doenças, basta comparecer a unidade mais próxima de sua casa, fazer o teste e no caso de resultado positivo, iniciar o tratamento de forma correta, possibilitando uma recuperação mais rápida do paciente.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!