Últimas notícias

O Lagoa Shopping vai fechar "Estamos desesperados”, diz lojista


Menos de dois anos após ser inaugurado, em janeiro de 2016, o Lagoa Shopping anunciou nesta semana o fim das atividades. Segundo um lojista do empreendimento, que fica localizado em frente ao Parque da Lagoa, no Centro de João Pessoa, os comerciantes foram avisados nesta segunda-feira (13) de que precisariam deixar o ponto já a partir do próximo dia 19.
Danilo Pereira explica que a administração informou em comunicado que o shopping iria fechar as portas por falta de condições financeiras em manter o local funcionando, e os lojistas teriam, a princípio, até o dia 30 para desocupá-lo, por ordem do proprietário do prédio. Porém, ele diz que a empresa nunca foi franca com quem possui comércio por lá.
“Nós lojistas somos os últimos a ficar sabendo de algo, porque eles não são transparentes, nunca agiram com a verdade com a gente. Sempre teve uma série de erros administrativos, uma série de situações, como falta de transparência ao prestar contas, não reunir os lojistas para dizer o que estava ocorrendo, questões de promessas desde a época do projeto, que prometeram algo que não foi cumprido”, conta.
Ele revela que no último ano o Lagoa Shopping mudou de administração duas vezes, retornando para a empresa que havia lançado o empreendimento. Contudo, essa última troca foi comunicada no domingo (11), e logo na segunda-feira a administradora divulgou o fechamento.
Sendo um dos lojistas mais antigos, Danilo afirma que pagou luvas e aluguel antecipado por 10 anos, e os donos do imóvei não indicam que devem ressarcir os comerciantes.
“Eu tenho um contrato que me dá o direito de ficar aqui por 10 anos, e aqui a gente tem custo de aluguel e condomínio. A gente fechou contrato com eles no dia da inauguração, que foi em janeiro do ano passado, e a nossa loja começou a funcionar em março”, acrescenta.
Daiana Santos (foto) preparou o estoque da loja pensando nas boas vendas de fim de anoIsso aqui [loja] é a vida toda que a gente trabalhou pra conseguir isso aqui. Fizemos planos desde setembro pra o final do ano. Sabemos que é a melhor época do comércio pra simplesmente agora fechar… Eu não tenho onde colocar isso aqui. Os produtos não podem ser vendidos em qualquer lugar e estamos desesperados. A situação da gente aqui – lojistas – é de desespero por não ter onde a gente vender esse produto. Como é que vamos realocar uma loja dentro de 10 dias?”. A declaração de Daiana Santos, lojista do Lagoa Shopping  revela o sentimento de frustração dos lojistas com a quebra do contrato. Ela estima um prejuízo pessoal calculado em R$ 120 mil pelo fechamento do local.

Segundo a administração do estabelecimento, a falta de condições financeiras para manter o local funcionando é o principal motivo para a ação. Através de comunicado, os lojistas foram surpreendidos com a informação de que o shopping precisa ser esvaziado a partir do próximo dia 19.
Assim como Daiana, outros proprietários de loja reforçaram os estoques a fim de garantir as vendas de final de ano, momento em que há o aquecimento das vendas no comércio. Ainda de acordo com os comerciantes, só no último ano, o Lagoa Shopping mudou de administração por pelo menos duas vezes. Atualmente o empreendimento é administrado pela empresa que lançou o shopping.
Segundo a cláusula segunda assinalada em contrato, o estabelecimento deveria ter funcionamento garantido pela administradora até o ano de 2026.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!