Alunos da rede municipal de ensino de Conde reduzem comportamentos violentos em sala de aula
Ao
longo de 2018, além das disciplinas tradicionais como História,
Geografia, Matemática e Língua Portuguesa, os alunos das escolas
municipais de Conde
(PB), contaram, também, com aulas de Educação Socioemocional. As
atividades foram desenvolvidas em sala de aula por meio da metodologia
da Inteligência Relacional, empresa pioneira no país que há mais de 10
anos tem como compromisso contribuir para o desenvolvimento
integral do ser humano.
Na
última quinta-feira (17), foi realizada uma reunião com a Secretaria
Municipal de Educação para apresentar os resultados do trabalho no
primeiro ano de implantação no município. Cerca de cinco mil estudantes
do Ensino Fundamental I e II foram contemplados
com a proposta educacional que promove o desenvolvimento de
competências socioemocionais, como a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos e a cooperação, alicerces da construção de uma Cultura de Paz.
As
Avaliações de Resultados da Inteligência Relacional aplicadas no início e no final do ano constataram que 37% dos alunos reduziram os comportamentos violentos e conflituosos em sala de aula. Além disso, 42% estão desenvolvendo relações mais harmônicas
e pacíficas, 44% estão regulando melhor suas emoções e impulsividade e outros 42% estão conseguindo, a partir desse trabalho, identificar as emoções que sentem nas diversas situações do dia a dia.
Na
avaliação da Secretária de Educação, Aparecida Uchôa, a ação
educacional ultrapassou as expectativas, tendo em vista ser o primeiro
ano de aplicação em Conde. “Alcançamos 51% de melhoria geral nas
relações interpessoais dessas crianças e adolescentes. Isso
corresponde, para nós, um grande sucesso, passando da metade dos alunos
em apenas um ano. A partir do momento que eles vão percebendo o
protagonismo disso, isso repercute também na casa deles, na comunidade e
no município como um todo”, comemorou.
Já
a consultora pedagógica da Inteligência Relacional, Maria Dóia,
responsável pelo acompanhamento dos educadores do município e pela
apresentação dos resultados, destacou o envolvimento de todos que estão à
frente das atividades. “Ao longo dos acompanhamentos
pedagógicos percebemos um número grande de educadores envolvidos, que
entenderam a proposta da metodologia e se engajaram. Sabemos que tudo
isso tem contribuído para esse resultado na prática, como constatamos
pelos números na avaliação qualitativa e quantitativa”,
disse.
Em
2019 a inovação pedagógica permanecerá na grade curricular de todas as 22 escolas do município paraibano.
Metodologia de Educação Socioemocional
Uma
vez por semana e aplicada em 1 hora/aula, a metodologia de Educação
Socioemocional promove o desenvolvimento de competências socioemocionais
e habilidades de vida e bem-estar
que contribuem para a redução da violência e melhoria da convivência e
dos índices de aprendizagem.
A
metodologia integra e articula diversas contribuições científicas,
baseadas em humanistas, sociólogos e filósofos, divididos em um eixo
emocional e um social. Com mais de
10 anos já beneficiou aproximadamente 690 mil alunos e mais de 24 mil
educadores em 22 estados brasileiros.
A
metodologia de Educação Socioemocional da Inteligência Relacional está
alinhada direta ou indiretamente, a todas as competências gerais da
educação básica previstas pela
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentre estas competências, é
proposto diretamente o reconhecimento das emoções e a capacidade para
lidar com elas (8ª), o exercício da empatia, do diálogo, da resolução de
conflitos e da cooperação (9ª), destacando o
agir com autonomia, flexibilidade e resiliência (10ª).
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