Últimas notícias

Passeata e Ato Público marcarão 1º de maio em João Pessoa


O Dia Internacional do Trabalhador será comemorado nesta sexta-feira (30)DE MAIO DE 2010 com passeata e ato público no Centro de João Pessoa.A programação é realizada pela Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e o Movimento Social da Paraíba e também irá contar com apresentação de artistas populares.

A programação se inicia às 10h da manhã da sexta, com concentração dos trabalhadores na Praça João Pessoa. Em seguida será realizada uma caminhada até a Lagoa, onde será realizado um Ato Público às 11h00.A manifestação será animada com artistas regionais. A CUT-PB ainda participará da Sessão Especial do Dia do Trabalhador, na Assembleia Legislativa, às 9h.A sessão foi proposta pelo deputado Rodrigo Soares, que também convocou outra Sessão Especial, com o objetivo de comemorar o Dia Estadual em Memória das Vitimas de Acidentes do Trabalho, no próximo dia 3, às 15h, no Plenário Deputado José Mariz.

Este ano, a principal bandeira de luta dos trabalhadores é pressionar os parlamentares para a aprovação da PEC 321/95, que prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais no Brasil. De acordo com o secretário geral da CUT, Paulo Marcelo, a medida poderá criar 4,5 mil novos empregos na Paraíba e 2 milhões em todo o país.

"O objetivo é garantir ao profissional mais tempo para maior capacitação através de cursos, para que o trabalhador possa ter maior qualificação. Além disso, haverá mais tempo livre para a família", destacou o sindicalista.A unificação de vários movimentos sindicais e sociais será uma forma de garantir uma mobilização ampla e consciente sobre a importância da redução da jornada de trabalho.

Além da redução da jornada de trabalho, este ano as centrais sindicais e o movimento social também têm como bandeiras de luta a valorização do trabalho; a igualdade, distribuição de renda e inclusão social; a definição de limites de propriedade e reforma agrária e urbana; a defesa de um Estado democrático e trabalho decente, formal e com carteira assinada.POSTADA POR ANA MARIA GOMES

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!