Últimas notícias

Holandeses pretendem fazer um reality show tipo Big Brother em Marte

Marte 2 (Foto: BBC) Um empreendedor holandês quer fazer um reality show nos moldes do Big Brother tendo como tema uma viagem a Marte.
Em uma declaração divulgada na internet, os criadores do projeto afirmam que, com os US$ 6 bilhões (mais de R$ 12 bilhões) gerados graças ao maior espetáculo de televisão já realizado, a equipe conseguirá o conhecimento e os recursos necessários para estabelecer uma colônia permanente no planeta vermelho.
Bas Lansdorp, de 35 anos, fez fortuna vendendo ações de sua companhia de energia eólica e agora lançou o projeto "Mars One", que pretende ser um programa que mostra desde o processo de recrutamento dos exploradores, a viagem para o planeta vermelho e o estabelecimento de uma colônia em Marte.

O projeto já foi "curtido" ao menos 8 mil vezes no Facebook e o vídeo de apresentação do Mars One já teve mais de 800 mil exibições no YouTube.
Até o momento, toda a iniciativa, incluindo uma viagem até a Nasa para aconselhamento, usou verbas próprias dos empreendedores envolvidos no projeto.
"Se você analisar a equipe envolvida no Mars One, (verá) que nenhum de nós faria isso de brincadeira", disse Lansdorp em entrevista à BBC.
"Se uma missão para Marte acontecer queremos participar e se fizemos algum esquema agora e não funcionar, ninguém vai nos incluir no projeto real", disse.
Objetivos
O objetivo do projeto é estabelecer um assentamento humano em Marte em 2023. Os empreendedores já conseguiram fazer uma lista de possíveis fornecedores, mas ainda não conseguiram patrocinadores.
O objetivo é recrutar os participantes da missão em 2013 e então submetê-los a uma simulação rigorosa e treinamento durante uma década.
Já a Nasa espera enviar uma equipe para Marte apenas em 2030.
Bas Lansdorp afirma que a solução para passar na frente dos cientistas da Nasa é simples.
"Não vamos trazê-los de volta. É uma passagem só de ida. Eles vão passar o resto da vida em Marte."
Mesmo com essa perspectiva, o projeto Mars One espera receber milhões de inscrições.
Experiência russa
A história parece familiar principalmente se for levada em conta a experiência lançada pela Agência Espacial Europeia (AEE) na Rússia em 2009.
A experiência de 17 meses foi uma simulação de voo e visava analisar o impacto físico e psicológico de uma viagem para Marte.
Naquela ocasião, Christer Fuglesang, da divisão de Ciência e Aplicação da AEE admitiu que não era possível comparar a experiência de 17 meses com a jornada real, na qual os astronautas passam por situações como falta de gravidade ou de oxigênio.
E, se é difícil testar a realidade de uma viagem para Marte estando na Terra, fica ainda mais difícil acreditar no projeto Mars One quando se leva em conta que o empreendedor Bas Lansdorp contratou um dos fundadores originais do reality show Big Brother.
Mas Lansdorp alega que o reality show "é apenas mais um componente para tornar possível" a viagem.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!