Pesquisa aponta que 93,5 milhões de pessoas devem presentear no Dia dos Namorados
Pesquisa realizada
pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 93,5
milhões de pessoas devem presentear no Dia dos Namorados. Nessa
data, o comércio espera injetar quase R$ 15,6 bilhões. Ainda de
acordo com a pesquisa, o shopping center será o principal centro de
compras, com 36% das citações.
O levantamento foi
feito em todas as capitais. Dados da sondagem ajudam a derrubar o
estigma de que casais deixam de se presentear após o casamento.
Quando a pesquisa investiga quem será a pessoa presenteada, o esposo
ou a esposa aparecem em primeiro lugar, com mais da metade das
respostas (64%) ― sendo a intenção de presentear maior entre os
homens (69%). Em segundo lugar no ranking dos mais presenteados,
aparecem os namorados (30%) e, na sequência, os noivos (5%).
Assim como acontece
em grande parte dos relacionamentos amorosos, o ato de presentear é
percebido como uma troca, em que os parceiros presenteiam como
demonstração de afeto, mas também esperam ser presenteados. Dessa
forma, o estudo mostra que a maioria dos que vão comprar presentes
no dia dos namorados (66%) acredita que também vão ganhar
presentes, em especial as classes A e B (76%).
Consumidores vão
gastar quase R$ 167 por presente; maior parte pretende ter gastos
similares ao do ano passado
De modo geral, a
pesquisa mostra que a maior parte (36%) dos entrevistados deve gastar
a mesma quantia que no ano passado, enquanto 21% projetam desembolsar
mais e 17% pretendem diminuir o valor gasto. Em média, o consumidor
brasileiro deve desembolsar R$ 166,87 com os presentes do Dia dos
Namorados, sendo que esse valor aumenta para R$ 225,18 entre as
pessoas das classes A e B. Importante notar que 25% ainda não
decidiram o valor que será gasto.
Entre os compradores
que planejam gastar menos do em 2017, o que mais tem pesado é o fato
de estarem em uma situação financeira difícil ou com o orçamento
apertado, com 31% de citações. A necessidade de economizar também
é motivo citado por 26% desses entrevistados. Já entre os que
planejam gastar mais neste ano, 40% alegam que vão adquirir um
presente melhor. De modo geral, a maioria dos consumidores (71%) deve
comprar apenas um único presente, mas 23% planejam adquirir dois ou
mais itens para agradar o parceiro.
Ainda de acordo com
a pesquisa, a maioria dos entrevistados (58%) tem a percepção de
que os produtos estão mais caros do que no ano passado. Outros 38%
acreditam que os presentes se mantiveram na mesma faixa de preço e
somente 4% acham que os produtos estão mais baratos do que em 2017.
Como tentativa de economizar, 74% dos consumidores pretendem fazer
pesquisa de preço. Entre os que devem em ir busca de ofertas mais
atrativas, 76% pretendem usar a internet como principal aliada, 62%
farão pesquisa de preço em lojas de shopping e 36% em lojas de rua.
De acordo com os
entrevistados a principal forma de pagamento será o pagamento à
vista com 58% de citações, com destaque para o dinheiro em espécie
(39%) e cartão de débito (18%). Outros 37% devem utilizar o cartão
de crédito e apenas 2% boleto bancário. Entre os que vão dividir
as compras, o número médio de prestações varia entre três e
quatro.
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