Últimas notícias

Márcia se encontra com agricultores para garantir merenda escolar de primeira


           

A alimentação das crianças e adolescentes nas escolas municipais na cidade de Conde é uma das principais preocupações da Prefeita Márcia Lucena. Para garantir aos estudantes produtos saudáveis e cultivados no próprio município, foi realizado nesta segunda-feira (23), um encontro com agricultores, Secretaria de Agricultura e equipe técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural(Emater-PB) na comunidade Mata de Garapú, zona rural do município de Conde.
De acordo com a Lei nª 11.497 de 16 de junho de 2009, pelo menos 30% do valor repassado a estados, município e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Abastecimento Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.
“Vamos trabalhar ultrapassando dos 30% para os 50% na compra dos produtos vindos da agricultura familiar, isso já é uma determinação nossa, mas a partir do ano que vem, vamos estabelecer novas prioridades, e uma delas será o trabalho com produtos que venham da agro-ecologia, ou seja, vamos trabalhar com a agricultura orgânica dentro das escolas”, afirmou a prefeita.
            A adoção de práticas de cultivo de alimentos orgânicos está sendo expandida em todo o estado e a partir deste crescimento, a Emater em parceria com a Prefeitura Municipal de Conde vai proporcionar aos agricultores, um intercâmbio, onde eles possam conhecer os métodos de cultivo de forma natural e sem o uso de agrotóxicos.
            “Com o apoio da prefeita, temos grandes possibilidades de interagir com todos os agricultores do município, criando uma rede, onde eles possam discutir as formas de cultivo, o que pode ser aprimorado e assim fortalecer estes espaços, fazendo com que cada vez mais produtores entrem neste processo produtivo.”, ressaltou Ricardo Pereira, Assessor Estadual da Emater – PB.
            De acordo com a equipe do órgão, uma média de 100 agricultores já trabalha utilizando técnicas de cultivo orgânico. O Diretor Técnico da Emater, Vlaminck Paiva reforça a necessidade deste encontro. “Queremos neste intercâmbio, juntar os produtores e mostrar a importância do cultivo sem utilização de agrotóxicos.”

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!