Últimas notícias

Projeto Cambada traz "As Calungas" uma programação especial ao mês da mulher

O projeto Cambada de março traz programação especial dedicada ao Mês da Mulher. A atração é o grupo de batuque As Calungas, com participações especiais de Glaucia Lima, Nara Limeira, Maria Alice e Francinete Melo. O show acontece na sexta-feira (16), às 21h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O ingresso vai custar R$ 10 (inteiro) e R$ 5 (meia entrada). A bilheteria abre com uma hora de antecedência.
Criado em 2012 por mulheres percussionistas profissionais, o grupo As Calungas tem por objetivo pesquisa, execução e divulgação de ritmos e canções da cultura e música popular. Seguindo essa linha, suas ações envolvem a produção de oficinas, bloco de carnaval, produção de textos e artigos, e a realização de eventos percussivos.
Na região Nordeste a ‘calunga’ é conhecida como boneca de pano, e foi na intenção de suavizar a força da pressão sonora, social e cultural do batuque percussivo, que as meninas do grupo sugeriram esse símbolo para nomear e representar o trabalho de percussão com mulheres. “Nossa bandeira é a bandeira das minorias sociais, da preservação e memória das tradições culturais e da divulgação da música produzida no Estado”, destacam as integrantes.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!