Últimas notícias

Protesto p/ reabertura do hospita Instituto de Psiquiatria da PB

Protesto acontece em frente ao Instituto de Psiquiatria da Paraíba, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (26). De acordo com o parente de um dos internos, os manifestantes pedem a reabertura do hospital. O trânsito foi bloqueado nos dois sentidos da vida, mas às 9h já havia sido liberado.
Desde o dia 5 de março, a Prefeitura de João Pessoa acatou a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e adotou providências para o descredenciamento do Instituto de Psiquiatria da Paraíba (IPP) do Sistema Único e Saúde (SUS).
O motivo é que o Instituto não atendeu aos requisitos mínimos de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde, em inspeções periódicas realizadas por equipes de vistoria do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares (PNASH/Psiquiatria).
Três providências foram adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) para cumprir a recomendação. Na primeira, conforme informou ao MPF o secretário de Saúde da capital, Adalberto Fulgêncio, os pacientes de longa permanência, atualmente internados no IPP, serão acolhidos nas residências terapêuticas da SMS ou realocados no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira.
A segunda providência foi a suspensão de novos internamentos no Instituto de Psiquiatria, desde o dia 5 de março, não sendo mais autorizadas internações pela Diretoria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. A terceira providência envolve a continuidade da assistência aos pacientes que receberem alta médica. Eles deverão ser acolhidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) nos municípios de origem.
Segundo os manifestantes, enquanto a decisão são for revista, os protestos continuarão acontecendo na capital.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!