Últimas notícias

Criança de sete anos morre em UTI no Sertão e Saúde investiga suspeita de H1N1



A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba investiga um caso suspeito de gripe H1N1 na cidade de Patos, no Sertão do Estado. Na última segunda-feira (09), Isadora Alves Leite, com sete anos de idade, faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Noaldo Leite, onde estava internada.
De acordo com Renata Nóbrega, gerente executiva de Vigilância em Saúde, a investigação deve ser encerrada em cerca de 40 dias. Ela explicou que “a suspeita é de um tipo de gripe que evoluiu com complicação, mas o H1N1 só circulou em 2016 para a gente. 2017 e 2018 é o tipo de gripe A, do tipo H3”. Ainda segundo Renata Nóbrega, “não é momento para pânico”.
A criança, natural de São José de Piranhas, foi internada no Hospital de Cajazeiras ainda no dia 4 de abril com sintomas de gripe. O quadro avançou rapidamente para uma pneumonia e no último sábado (07), ela foi transferida para o Hospital Infantil de Patos.
Eulâmpio Dantas, diretor técnico do Hospital Infantil de Patos, explicou que Isadora “já veio em estado gravíssimo, entubada, com suporte ventilatório. E a princípio veio com quadro de pneumonia complicada”. Devido à “evolução torpe, foi levantada a hipótese de H1N1, já que não é uma evolução comum numa pneumonia com todo o tratamento antimicrobiano, ela não respondeu”, detalhou o diretor técnico, afirmando ainda que um dos pulmões dela teve um comprometimento completo.
Antes de falecer, entre o domingo (08) e a segunda-feira (09), a menina de sete anos teve cinco paradas cardiorrespiratórias. Ela não resistiu ao quadro de saúde e acabou falecendo na tarde da segunda-feira.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!